Fim da greve: trabalhadores dos Correios aceitam proposta da ECT

Os trabalhadores representados pelos Sindicatos dos Correios Unificados – no Rio, Sâo Paulo, Tocantins, Rondônia e Bauru – e pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect),decidiram na noite de sexta-feira (13), aceitar a proposta da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e retornar ao trabalho.

Mesmo confirmando-se a aceitação da proposta, a greve não termina completamente, pois Sindicatos ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) se mostraram contrários aos reajustes apresentados pela empresa. 

Rio de Janeiro

A estatal aumentou a proposta para 8% para que a categoria terminasse a greve imediatamente. Antes, a ECT tinha oferecido 5,27% de reajuste e os servidores pediam 6,27% de aumento salarial na data-base, além de benefícios como o plano de saúde da empresa, que poderia ser terceirizado.

A ECT concordou com as reivindicações dos trabalhadores e ofereceu um vale-refeição extra no final do ano, no valor de R$ 650,65, e um vale-cultura de R$ 50 por mês. Os servidores dos Correios entraram hoje no segundo dia de paralisação e antes da assembleia, com a presença de cerca de 300 funcionários, fizeram uma caminhada da Candelária até a Cinelândia, no centro da capital fluminense, onde foi analisada a proposta da empresa.

De acordo com o presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Rio (Sintect-RJ), Ronaldo Martins, o reajuste dos trabalhadores foi uma vitória. "A gente conseguiu a garantia e a manutenção do plano de saúde e aumento real de 1,67%. Dentro da estrutura do que vem ocorrendo com outras categorias, foi um avanço o ganho real de salário", comemorou.

Rondônia

A reunião de acordo aconteceu no final da tarde de sexta com o Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos de Rondônia (Sintettro). No entanto, continuaram em negociação. "Precisamos de mais segurança nas agências e melhores condições de trabalho para os carteiros, principalmente", explicou o presidente do Sintettro, Antônio Antunes.

Para Antônio, também deve haver o aumento do efetivo em Rondônia. Atualmente, segundo o presidente, cada carteiro entrega cerca de 1,2 mil correspondências, quando deveria trabalhar com apenas 500 objetos.

São Paulo

A greve dos trabalhadores dos Correios em São Paulo e na Grande São Paulo, em Sorocaba e em Bauru, localidades em que os sindicatos são ligados à Findect foi encerrada no início da noite da sexta-feira. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Similares de São Paulo, Região da Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba, Wagner Nascimento Guiné.

Reunidos desde o fim da tarde para votar a proposta dos Correios para o fim da greve, os sindicatos ligados à Findect, “caminham para uma aprovação”, de acordo com vice-presidente da federação, Luiz Alberto Bataiola.

A Findect representa os sindicatos dos estados do Tocantins, Rio de Janeiro, de Rondônia, além das cidades paulistas.

Fonte: Portal CTB