Ministro diz que voos para interior do AM serão regularizados 

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anunciou que na segunda-feira (30) apresentará uma solução para resolver o problema da redução do número de voos da empresa Azul para o interior do Estado do Amazonas. Com a diminuição de seis para apenas dois voos semanais, Coari é o município com a situação mais crítica.

Ministro diz que voos para interior do AM serão regularizados

Em reunião nesta quarta-feira (25), em Brasília, com os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR) e o deputado federal Francisco Praciano (PT), o ministro ainda anunciou a recuperação do Programa Especial para Aviação na Amazônia, lançado no Governo Lula.

Um dos principais pontos do programa será transferir a outorga dos aeroportos nos municípios para os estados, assim como foi feito em São Paulo e Minas Gerais. Os governos estaduais, que deverão criar departamentos aeroviários, receberão recursos do governo federal para investir em infraestrutura, gestão e treinamento de pessoal.

“O ministro nos prometeu uma solução imediata para a redução dos voos e ainda apresentou um programa para resolver definitivamente o problema. Esse programa será enviado a curto prazo ao Congresso por meio de projeto ou Medida Provisória”, disse a senadora Vanessa.

Além de Coari, a situação também é crítica em Barcelos, Eirunepé e Humaitá. Os dois primeiros tiveram redução de quatro para dois voos semanais e o último de quatro para apenas um.

O senador Alfredo Nascimento acredita que o governador Omar Aziz vai apoiar o repasse da gestão dos aeroportos para o Estado e prometeu se empenhar para aprovar o programa no Congresso.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin