Ignacio Ramonet e Luis Nassif debatem a explosão do jornalismo

Na última quinta-feira (10), o sociólogo e jornalista espanhol Ignacio Ramonet visitou o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e debateu os desafios e as transformações da comunicação na era digital, a crise dos monopólios midiáticos e os horizontes da comunicação alternativa frente a esse contexto.  

Fundador de Le Monde Diplomatique, Ramonet tem como uma de suas marcas a crítica ao papel político conservador desempenhado pelos grandes conglomerados de comunicação. Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, produziu inúmeros livros e artigos tratando, entre outros temas, da falta de democracia no cenário midiático – o que ele também chama "a tirania da comunicação".

Em sua obra mais recente, porém, Ramonet aborda o potencial democratizante das ferramentas digitais e do ambiente da Internet para o florescimento da comunicação contra-hegemônica, fundamentada nos princípios da diversidade e da pluralidade informativa. Além disso, ele também reflete sobre os paradigmas enfrentados pela mídia tradicional na atualidade. Na ocasião, o sociólogo aproveitará para lançar oficialmente o livro no Brasil e discuti-lo com uma das principais figuras da blogosfera progressista brasileira. 

Fonte: Barão de Itararé