China divulga crescimento estável da produção industrial

A produção industrial da China aumentou 10,2% em termos anuais em setembro, uma pequena queda em comparação com o crescimento de 10,4% registrado em agosto, segundo as estatísticas oficiais lançadas nesta sexta-feira (18). Ainda assim, a produção industrial de valor agregado cresceu 9,6% nos primeiros três trimestres em termos anuais, acelerando dos 9,3% registrados na primeira metade do ano, anunciou o Departamento Nacional de Estatísticas.

A cifra mede a produção das companhias chinesas com o rendimento anual de mais de 20 milhões de yuans (7 milhões de reais). O crescimento de setembro (que apresentou uma queda pequena sobre agosto) ainda foi o segundo maior do ano.

         Foto: China Photo Press
   

A diminuição corresponde às expectativas do mercado. Os dados anteriores mostraram que o consumo de eletricidade industrial aumentou 8,1% em setembro, cifra menor que os 12% em agosto.

A produção industrial nas regiões do leste cresceu 9,2% em setembro. As produções nas regiões no centro e oeste desenvolveram-se rapidamente, com um aumento anual de 11,7%.

Os dados, junto com outras cifras divulgadas nesta sexta, indicaram que o crescimento na segunda maior economia do mundo está se estabilizando.

O produto interno bruto (PIB) do país aumentou 7,8% entre janeiro e setembro, em comparação com os 7,5% de crescimento no segundo trimestre.

O investimento em ativos fixos (construção e compra de ativos fixos) cresceu 20,2% nos primeiros três trimestres do ano. As vendas no varejo subiram 13,3% em setembro, um pouco menos que o crescimento de 13,4% registrado em agosto.

Fonte: Rádio China Internacional