Chico Lopes parabeniza comerciário e destaca lutas da categoria 

A categoria dos comerciários merece o reconhecimento de toda a sociedade e apoio nas lutas por melhores salários e condições de trabalho. A afirmação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca o Dia do Comerciário, comemorado nesta segunda-feira (21), com direito a comércio fechado em Fortaleza e diversas atividades agendadas pelo sindicato da categoria na capital cearense, entidade que em 2013 chega aos 80 anos.

Chico Lopes parabeniza comerciário e destaca lutas da categoria

Defensor antigo das lutas dos comerciários, como o direito a folga semanal aos domingos, o combate ao assédio moral e às constantes demissões, Chico Lopes ressalta os avanços obtidos pela categoria nos últimos anos, mas aponta que a sociedade ainda precisa ter maior conscientização sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores, diante da postura de patrões que nem sempre respeitam os direitos dos funcionários das lojas dos mais diversos segmentos.

Chico Lopes destaca que a categoria, unida e organizada, já alcançou conquistas como a regulamentação da profissão, horário de funcionamento do comércio, o vale-alimentação e o Centro de Formação dos Comerciários.

"Mas ainda há muito a avançar, rumo a condições mais respeitosas de trabalho e de remuneração, além da redução da jornada, que é uma bandeira dos trabalhadores brasileiros como um todo", enfatiza Chico Lopes, citando o projeto, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que estabelece a redução da jornada, de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

"Os comerciários são uma das categorias que mais diretamente trabalham em contato com o povo, atendendo a todos, enfrentando longas jornadas de trabalho, assédio moral, dificuldades de remuneração e de permanência por um tempo maior em uma mesma loja”, destaca Chico Lopes.

Ele lembra que as condições de trabalho são difíceis. Em muitas lojas, não há sequer permissão para os comerciários se sentarem, entre o atendimento a um e outro cliente. "Mesmo assim, eles mantêm o bom atendimento e o prazer de receber os clientes. Merecem nosso reconhecimento", aponta o parlamentar, membro da Comissão do Trabalho, da Câmara Federal.

"Que este 21 de outubro seja um dia para toda a sociedade conhecer melhor e passar a apoiar ainda mais as lutas dos comerciários", complementa Chico Lopes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes