Cerimônia na China celebra acordo entre Contagem e Jiaxing

Duas cidades separadas por milhares de quilômetros de mar e terra. Diferentes em suas origens, histórias, idiomas, rostos, olhares e cores de seus habitantes. Assim poderia ser vista a relação entre Contagem, das Minas Gerais brasileira e Jiaxing, localizada no nordeste da província chinesa de Zhejiang. No entanto, um gesto realizado nesta segunda-feira (21) encurtou todas as distâncias entre as cidades.

Bastaram poucas palavras pronunciadas pelos dois prefeitos comunistas Carlin Moura e Xiao Peisheng para se perceber as muitas similaridades entre as duas cidades. Uma cerimônia realizada na majestosa sede da Prefeitura chinesa tornou Contagem e Jiaxing cidades-irmãs.

Jiaxing entrou para a história moderna da China por ter abrigado o primeiro Congresso do Partido Comunista Chinês. Em 1921, depois de serem perseguidos pela polícia política em Xangai, que fica a 100 quilômetros dali, os delegados foram obrigados a se deslocar para Jiaxing e concluir a reunião inaugural do partido dentro de um barco, sobre as águas de Nanhu (Lago Sul). Já Contagem é conhecida como coração da indústria mineira e com sua população operária entrou para a história como a maior cidade a ser governada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

As semelhanças não param por aí, como lembrou Carlin, em seu discurso na cerimônia, "nossas cidades têm grandes similaridades na vocação industrial. Ambas possuem localização estratégica, sendo de extrema relevância para o fomento da economia do Brasil e da China". O prefeito brasileiro destacou a importância de se firmar parcerias para futuros investimentos nas duas cidades, visando a expansão da vocação industrial que lhes é comum. Ele citou frases do chinês Confúcio e do brasileiro Guimarães Rosa para falar da importância do aprendizado e ressaltou que a delegação brasileira ali presente viajara até o Oriente "para aprender com a grande nação chinesa e seu povo".

Recepção

O prefeito Xiao Peisheng expressou sua felicidade em receber Carlin e toda a comitiva brasileira. Forneceu informações básicas sobre a cidade, que conta com mais de quatro milhões de habitantes. E ressaltou que a presença humana na região consta há mais de sete mil anos e que a cidade começou a ser construída há cerca de 1700 anos.

Além da vocação industrial, Jiaxing possui muitos atrativos turísticos, com suas belas paisagens desenhadas entre lagos e árvores. No ano passado recebeu 41 milhões de turistas. Um dos principais atributos da cidade é sua localização estratégica, pois fica a 100 quilômetros de Shanghai, Hangzhou e Suzhou, importantes polos chineses. Atualmente já tem relação comercial com mais de 200 países. "O acordo entre nossas cidades abre novos espaços e oportunidades para diversificar investimentos e aprofundar as relações em diversos setores com Contagem e com o Brasil", afirmou Xiao Peisheng.

Fiemg

A cidade de Contagem foi representada por uma comitiva de 17 integrantes, entre representantes do governo municipal e empresários de diversos setores. Durante a cerimônia de assinatura do acordo, participou também uma comitiva da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), liderada pelo presidente Olavo Machado. O empresário afirmou que viajou até a China para desvendar o "espetáculo" de desenvolvimento do país. "Com muito prazer participamos aqui dessa oportunidade que Contagem está se tornando cidade-irmã de Jiaxing, duas cidades importantes para o segmento industrial. O acordo vai trazer desenvolvimento maior no Brasil, com a participação dos chineses naquilo que é importante para nós: a criação de novos empregos e de novas empresas".

O presidente da Fiemg há 40 anos é proprietário de uma indústria elétrica sediada em Contagem e diz acompanhar de perto o desenvolvimento da cidade. "Sempre que podemos estamos presentes para apoiar a administração municipal e o nosso prefeito Carlin, que tem se desdobrado muito para levar para Contagem justamente o que há de melhor no mundo e é por isso que fizemos questão de participar hoje aqui", salientou Olavo.

Para coroar simbolicamente os laços de amizade, o prefeito Xiao Peisheng entregou ao seu colega brasileiro um pequeno barco que reproduz o que foi usado pelos primeiros comunistas na reunião de fundação do partido em 1921. O barco é agora o símbolo da cidade. Carlin Moura retribuiu a Xiao entregando artesanatos produzidos em Contagem por mulheres que participam do Programa de Economia Solidária. Além disso, passou às mãos do prefeito chinês a bandeira de Contagem.

Por José Medeiros e Kerison Lopes,
enviados especiais a Jiaxing pela Rádio Internacional da China e pelo Portal Vermelho