Documentário 'Repare Bem' chega às telas da TV

Nesta quarta-feira (13), o Canal Brasil transmite, às 15h, o documentário 'Repare Bem', eleito o melhor longa estrangeiro do Festival de Cinema de Gramado em 2013. O filme, que faz parte projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, também será exibido no próximo domingo (17), às 13h.

De São Paulo, Joanne Mota

'Repare Bem' também foi recebeu o Prêmio Dom Quixote, que é um prêmio do cineclubismo mundial. "Receber o Prêmio Dom Quixote têm uma valor muito especial, porque são aqueles que fazem o cinema alternativo pelo mundo", disse em entrevista à Rádio Vermelho Ana Petta, produtora do filme.

Ouça também:
"O filme retrata a brutalidade que foi a ditadura militar", explica Ana Petta

Segundo ela, o filme pode ser traduzido como "o encontro do capitães de abril com os que lutaram pela democracia no Brasil". Pois, a partir da história de três gerações, o documentário retrata a saga de uma família que sofreu as mais terríveis brutalidades durante o regime militar.

'Repare Bem' foi dirigido pela portuguesa Maria de Medeiros e produzido pela brasileira Ana Petta com apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, dentro do projeto Marcas da Memória. ele narra o impacto da ditadura brasileira sobre três gerações de mulheres ligadas ao guerrilheiro Eduardo Leite, conhecido como Bacuri, que foi preso e assassinado pelo regime após dois meses de torturas, em 1970.

Mais sobre o filme

O filme, de noventa e cinco minutos, foi gravado no Brasil, Itália e Holanda, entre janeiro e outubro de 2011, resgatando a trajetória da família de Denise Crispim, sua filha Eduarda Ditta Crispim Leite e seu ex-companheiro Eduardo Leite, o “Bacuri”, torturado por 109 dias e assassinado pelos militares. Os relatos e personagens da trama desvelam os aspectos mais cruéis desse período da história brasileira, em um documentário que contribui para os crescentes debates sobre o resgate da memória no Brasil e a reparação das famílias brutalizadas pelo Estado.

Realizado pelo Instituto Via BR com recursos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil, o documentário também expõe a atuação dessa Comissão, seus desafios e prioridades no processo de reparação das famílias das vítimas da ditadura.

“Repare Bem” integra o projeto “Marcas da Memória” da Comissão de Anistia, tem parceria da Cinemateca Brasileira e apoios da Fadepe-JF (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino da Pesquisa e Extensão de Juiz de Fora), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Fitee (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), Sindicomerciários Caxias do Sul (Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul) e Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.