UJS-TO prepara 2014 com foco no Congresso Nacional da entidade

UJS-TO, Davis Miranda e Nésio Fernandes

A Direção Estadual da UJS se reuniu neste sábado para discutir questões relacionadas aos planos para 2014, a prioridade são o Congresso Nacional da UJS e as eleições gerais do Brasil. Além destes eventos a entidade tem inúmeras tarefas relacionadas à juventude tocantinense entre as quais se destacam a participação em entidades do movimento estudantil e a busca por maiores espaços de influência junto ao poder público com vistas a ajudar efetivamente com programas e projetos para a melhoria da consciência social e qualidade de vida da juventude do Tocantins. A reunião foi acompanhada pelo Secretário de Juventude do PCdoB-TO, Nésio Fernadnes, e pelo Presidente do Partido em Palmas, Davis Miranda, que foi o primeiro presidente da UJS-TO de 2004 a 2006.

A eleição de uma primeira diretoria, que marca a fundação da UJS estadual, completa dez anos em abril e desde já toda a UJS e as direções do PCdoB (Estadual e Municipais) farão esforços no sentido de construir um dos melhores eventos de juventude do Tocantins. A UJS é um dos coletivos de juventude mais bem organizados do Estado tendo direções municipais em construção nas principais cidades, participando em diversas entidades do ME e coordenando, com mérito, a participação de estudantes tocantinenses nos principais eventos da juventude brasileira, os Congressos de UNE e UBES, sem falar no papel destacado cumprido pela entidade nas Conferências Nacionais de Juventude promovidas pelo Governo Federal com seus respectivos espaço municipal e estadual de discussão das Políticas Públicas de Juventude.

Fundada em 1984 pelo Ministro Aldo Rebelo e vários outros militantes do movimento de juventude ligados ao PCdoB a UJS nestes trinta anos se tornou uma das maiores organizações de juventude de todo o mundo, nesta trajetória se destaca a luta em defesa do ensino público e de qualidade em todos os níveis, defesa da democracia, contra a violência, homofobia e preconceito. Os governos de Lula e Dilma, desde 2011, tem dado significativa contribuição para melhoria do Brasil em vários aspectos e no tocante às políticas públicas de juventude a UJS deu contribuição muito significativa elaborando pautas e fazendo elas saírem papel e se colocarem na pratica pelas instituições brasileiras. As políticas de cotas, o papel do financiamento público na educação, a expansão da oferta em instituições públicas e outras plataformas que forma elevadas a questões de Estado teve importante contribuição de quadros que são ou passaram pela UJS nestes trinta anos.