Jandira pede conclusão do terminal pesqueiro em Niterói 

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e ex-secretária municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói cobrou, nesta segunda-feira (16) do Governo Federal, durante a inauguração do primeiro Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro, a conclusão do projeto. Segundo ela, ainda falta a construção de creches e um centro de capacitação profissional para os trabalhadores locais.
 

"Com muito esforço tiramos o projeto do papel em 2007, durante minha gestão, reaproximando sindicatos, associações de trabalhadores, o Governo e as entidades e autarquias envolvidas. Contudo, o terminal precisa dar amparo às famílias dos trabalhadores com as creches, além de formar e desenvolver a mão de obra com a capacitação especializada. O desenvolvimento econômico e social precisa estar alinhado”, destacou Jandira em discurso.

Ainda segundo a parlamentar, a inauguração do terminal é o primeiro passo para a região: “Temos muitos obstáculos para superar no estado, reintegrando e desenvolvendo todas as regiões, sem excluir. Foram muitos obstáculos, mas fico feliz de ver que deu certo”, afirmou.

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, disse que atenderia a demanda o mais breve possível: “Com certeza isso será cumprido”, disse, acrescentando que o terminal deveria se chamar ‘Jandira Feghali’ graças ao trabalho da parlamentar junto ao projeto.

A estimativa é de que mais de 15 mil pescadores sejam beneficiados e 500 pessoas circulem pelo local diariamente. O terminal deve gerar em torno de 50 empregos diretos e vai começar a operar na safra da sardinha, até 15 de fevereiro de 2014. A expectativa é que 60 mil toneladas de pescado seja comercializado já no próximo ano, movimentando cerca de R$60 milhões.

Com Jornal do Brasil