Vanessa destaca acordos entre Brasil e França  

Os acordos celebrados com a França na recente visita do presidente francês, François Hollande, ao Brasil foram tema do discurso da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) no Senado, nesta quarta-feira (18). Em pelo menos três dos mais de dez compromissos firmados, o Brasil terá acesso direto à tecnologia em áreas estratégicas como saúde, informática e defesa, segundo ela. 

“Um desses acordos foi assinado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório francês Sanofi, para a produção de vacinas. Outro trata da produção e lançamento de um satélite de Brasil e França. E há também o que fará com que o Brasil adquira da França um supercomputador, com transferência de tecnologia”, afirmou.

Segundo a senadora, ficou acertado que a França será uma codirigente da conferência internacional que o Brasil promoverá em abril de 2014, sobre a gestão e a governança da internet em âmbito mundial, assunto ligado diretamente à CPI da Espionagem, presidida por ela.

Vanessa Grazziotin disse que a comissão não tem necessariamente de buscar fatos novos ou inéditos em relação à espionagem porque se trata de algo já reconhecido pelo próprio governo dos Estados Unidos. Portanto, a prioridade da CPI tem sido o estudo sobre a capacidade de defesa do Estado brasileiro, de sua população e de suas empresas.

“Estamos debatendo a necessidade de se investir em infraestrutura, satélites, construção de cabos submarinos, de ampliar e modernizar a gestão do Estado no que diz respeito à segurança e à inteligência. Mas fundamental é o desenvolvimento científico e tecnológico”, diz a parlamentar.

Segundo ela, “para que um país exerça o seu domínio sobre outros não basta apenas ter uma economia forte, não basta apenas ter uma indústria armamentista forte, é preciso também ter o controle tecnológico. Por isso, o mapa geopolítico atual confere aos Estados Unidos um status e uma situação de hegemonia ainda maior do que foi no passado”, disse.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado