Nível de satisfação de vida do brasileiro é de 80%, aponta Ibope 

Em entrevista ao diário Brasil Econômico, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, falou sobre a conjuntura nacional e destacou que o nível de satisfação do brasileiro, hoje, é de 80%. 

De acordo com ele, as últimas pesquisas do Instituto apuraram que 66% disseram que a hora agora é de avançar mais nas mudanças, com foco na saúde, educação e transporte públicod e qualidade.

A pesquisa também indicou que esses 66% pesquisados estão mais concentrados nas regiões Sudeste e no Sul do Brasil.

Ele também sinalizou que o Nordeste foi uma das regiões que mais evoluíram nos últimos anos e, hoje, consequentemente, tem um nível de satisfação bem mais alto. “Eles deram um salto de qualidade grande em tudo. A aprovação da Dilma lá é maior”, assinalou.

Governo Dilma

De acordo com outra pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no dia 4 de janeiro, a aprovação da presidenta Dilma Rousseff subiu cinco pontos percentuais e atingiu 77%. Na pesquisa anterior, de dezembro, o índice dos eleitores que aprovavam a maneira de Dilma de governar era de 72%.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma apresenta maior popularidade em comparação com os dois primeiros anos dos dois mandatos de Lula, conforme a pesquisa. Em março do segundo ano do segundo mandato, Lula tinha 73%.

A melhor avaliação de Lula, no mesmo período, foi registrada em março de 2003, quando ele obteve 75%. Na última pesquisa Ibope do governo Lula, em dezembro de 2010, o ex-presidente obteve 87% de aprovação.

A pesquisa também apontou que o percentual de brasileiros que confiam na presidenta passou de 68% para 72%. Houve destaque para o aumento da crença dos eleitores das regiões Sul e Nordeste na presidenta. No Sul, o índice saiu de 65% para 72% e no Nordeste de 73% para 79%.

Joanne Mota, da Redação em São Paulo
Com informações das agências