Santos vence a Copinha contra o Corinthians por 2 a 1

Neste sábado (25), o Santos levou o título da Copa São Paulo. A partida foi disputada no Estádio do Pacaembu, no dia do aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo. Ao vencer o Corinthians, o Peixe se consagrou como bicampeão consecutivo do campeonato, sendo este o terceiro título conquistado pela equipe na história das Copinhas.

Santos vence a Copinha contra o Corinthians por 2x1 - Marcelo Pereira/ Terra

O time do Santos abriu vantagem de 2 a 0 sobre o Corinthians já no primeiro tempo, com gols de Diego Cardoso e Serginho. O primeiro gol foi aos 21 minutos e a jogada começou com Stéfano Yuri, que deixou a marcação para trás no lado direito do campo e, dentro da área, chutou para o gol, mas o goleiro Henrique conseguiu desviar o ataque. No rebote, Diego Cardoso estava sozinho e empurrou a bola para o fundo da rede.

Já o segundo gol do Peixe aconteceu após um bobeada do camisa 10 do Corinthians, Zé Paulo. Mais uma vez, Stéfano Yuri fez um belo lançamento para Serginho, que ampliou o placar, depois da saída do goleiro corintiano.

Apesar do apoio da torcida – cerca de dois terços do público presente –, o Timão passou a errar muitos passes. Já no segundo tempo, o técnico fez alterações no time e colocou o colombiano Brayan para jogar no lugar de Lucas. O jogador deu trabalho para a defesa do Santos e, com isso, os jogadores do Corinthians conseguiram mais espaço em campo.

Aos 7 minutos, a pressão sobre o Peixe aumentou quando Malcom quase marcou após invadir a área pela esquerda. Pouco depois, Ayrton deu uma cabeçada que raspou a trave esquerda do gol do Santos.

Após uma parada técnica para a hidratação dos jogadores (o calor da manhã deste sábado abalou o ritmo de ambas as equipes), aos 31 minutos, Brayan cruzou pela direita, a bola sobrou para Malcom, que chutou forte no canto esquerdo do goleiro santista, João Paulo. O menino de 17 anos reanimou a torcida do Corinthians, que voltou a ter esperanças no final da partida.

Tempos depois, Brayan quase empatou o jogo, o que teria levado a disputa aos pênaltis, mas perdeu o gol. Para esquentar ainda mais o fim do jogono Pacaembu, após uma confusão, o goleiro Henrique, do Corinthians, e o zagueiro Naílson, do Santos, foram expulsos.

No entanto, o tempo correu a favor do “alvinegro praiano”, que se consolidou como “campeão absoluto deste ano” da Copinha. O Santos fez uma campanha impecável, com oito vitórias em oito jogos e conseguiu levar a caneca da competição para jogadores menores de 19 anos.

O Corinthians, por sua vez, apesar da derrota, continua sendo o principal clube da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Venceu oito vezes, sendo o último torneio em 2012, o time jogou no total 16 finais.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações da Gazeta Esportiva, Lance! e Portal Terra