Edward Snowden é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2014

O ex-analista da CIA Edward Snowden, requerido nos Estados Unidos por espionagem, foi indicado nesta quarta-feira (29) ao Prêmio Nobel da Paz 2014 por dois deputados do Partido da Esquerda Socialista norueguês.

Edward Snowden

Snowden, que recebeu asilo temporário na Rússia, contribuiu para uma ordem mundial "mais pacífica e estável" ao revelar um esquema em massa de espionagem de comunicações telefônicas e de internet realizado pelos Estados Unidos, argumentaram Bård Vegar Solhjell e Snorre Valem, deputados desta formação política.

"Seus atos reinstauraram a confiança e a abertura de princípios fundamentais na política de segurança", é o que consta no documento enviado ao Comitê Nobel norueguês, instituição que outorga o prêmio.

Segundo os dois deputados, a dimensão do nível de vigilância e espionagem "nos chocou" e criou um debate em nível mundial.

Segundo sua opinião, mediante suas filtragens, Snowden ajudou a divulgar a crítica sobre os modernos sistemas de vigilância a estados e indivíduos.

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador dos centenários prêmios, é possível nomear candidatos ao prêmio da Paz, o único que não se outorga nem entrega em Estocolmo, catedráticos de Universidade em Direito ou Ciências Políticas, parlamentares ou antigos laureados.

O Comitê Nobel norueguês não confirma nomes, só o número total de aspirantes, que no ano passado alcançou o número recorde de 259.

O prazo para apresentar candidaturas para o Nobel deste ano finaliza em 1º de fevereiro.

O ganhador do prêmio da Paz em 2013 foi a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), distinta por seus "amplos esforços" para eliminar esses arsenais, um trabalho que ganhou visibilidade com a crise síria.

Fonte: Terra