BC lança moedas comemorativas da Copa do Mundo de 2014 

O Banco Central lançou, em uma coletiva à imprensa em Brasília, as moedas comemorativas brasileiras oficiais da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, são nove moedas, destinadas ao colecionismo: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel. Seis das mais representativas jogadas do futebol estão retratadas na série de moedas de cuproníquel: a defesa do goleiro, a cabeçada, a matada no peito, o passe, o drible e o gol.

 A diversidade de culturas e paisagens do Brasil se reflete em uma das moedas de prata, que faz uma homenagem às doze cidades-sede da competição. A outra moeda de prata apresenta o simpático Fuleco, a mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. A moeda de ouro traz o gol e a Taça da Copa do Mundo. Todas as moedas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil.

As moedas são vendidas em embalagens especiais: as de ouro e prata são apresentadas em estojos, e as de cuproníquel, em cartelas que indicam a posição característica de cada jogada no campo de futebol. A partir de março, também será comercializada uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel.

As moedas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br) ou nas representações do Banco Central. Nas representações do Banco Central, o estoque é bastante limitado e o pagamento deve ser feito em dinheiro. Nas compras pela internet, pode ser feito através de boleto bancário ou, se o comprador for correntista do BB, por meio de débito em conta.

Moedas olímpicas

Nesta quinta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento das moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. No total, serão 36 moedas — quatro de ouro, 16 de prata e 16 bimetálicas (moedas de R$ 1 de circulação comum).

As moedas serão lançadas pelo Banco Central em lotes de quatro moedas bimetálicas, quatro de prata e uma de ouro. As primeiras entram em circulação em agosto deste ano. As demais chegam em fevereiro de 2015, agosto de 2015 e fevereiro de 2016.

Conheça as moedas domemorativas da Copa do Mundo de 2014 aqui