Bancada Feminina da Câmara organiza Dia da Mulher 

Na primeira reunião da bancada feminina da Câmara, nesta terça-feira (11), a coordenadora, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), vai discutir com as parlamentares a programação para o Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A proposta envolve várias atividades, entre exposições, concursos, debates e a tradicional sessão solene no Congresso Nacional.  

Bancada Feminina da Câmara organiza Dia da Mulher - Richard Silva

A reunião também vai discutir a agenda da Bancada Feminina para 2014, o acompanhamento dos projetos em tramitação sugeridos pela CPMI sobre a violência contra a mulher no Brasil e a apresentação do Projeto “Jovens Mulheres Líderes: Programa de Fortalecimento em questões de gênero e juventude”, da ONU Mulheres.

O 8 de Março este ano será no sábado, portanto a Semana da Mulher está marcada para ser iniciada na segunda-feira (11), com inauguração da Exposição fotográfica “Mulher, tome partido” no Corredor de acesso ao Plenário da Câmara. A proposta é fazer exposição com fotografias de todas as deputadas que passaram pela Bancada nesta legislatura e linha do tempo da Bancada Feminina.

Leia Maria da Penha

A programação também inclui mais uma edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Com o tema “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? a iniciativa objetiva chamar atenção para o problema da violência de gênero de uma forma criativa e inovadora.

Nesta segunda edição, o concurso é destinado aos estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e particulares, estimulando o debate sobre a violência doméstica nas salas de aula. Também haverá Cerimônia de Premiação do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha do ano passado.

Também este ano serão reinauguradas as “Quintas Femininas” que, na Semana da Mulher, vai apresentar o tema: Avanço das Estruturas Legislativas relacionadas às mulheres, abrindo o projeto para o ano de 2014.

Durante o evento, que contará com transmissão para as Assembleias Legislativas através do Instituto Legislativo Brasileiro, serão apresentados alguns avanços na estrutura legislativa que visam garantir a representação das mulheres.

Sessão Solene

A tradicional sessão solene de homenagem ao Dia da Mulher está prevista para a manhã do dia 25 de Março, com a presença da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci; parlamentares e representantes dos movimentos sociais, quando haverá entrega do Prêmio Berta Lutz. Instituída em 2001, a premiação homenageia brasileiras que tenham desenvolvido atividades relacionadas à defesa dos direitos da mulher e a questões de gênero no Brasil.

Na sessão solene também haverá o lançamento da Campanha “Mulher, Tome Partido” e assinatura do termo de adesão à Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte. O Congresso Nacional foi convidado a compor a coordenação da campanha, que representa um resultado da cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Governo Federal, com objetivo de unir os âmbitos municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos e fortalecer os esforços dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha.

E ainda no dia 26, está previsto o lançamento do curso de gênero, com aula inaugural no Auditório do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Elaborado em uma plataforma de ensino à distância, o curso é voltado ao corpo técnico e político do Legislativo Federal, estaduais e municipais, e tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os atores políticos para os temas de gênero e direitos das mulheres, bem como sobre os impactos que as desigualdades entre mulheres e homens podem ter sobre as políticas públicas.

O curso é ofertado pela Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, com apoio da Procuradoria da Mulher do Senado e a Coordenação da Bancada Feminina, em parceria com o Banco Mundial, e por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia.

Da Redação em Brasília
Com informações da bancada feminina