Relatório do MP comprova aumento da criminalidade em São Luís

 O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) mostrou, na sessão desta quinta-feira (13), relatório do Ministério Público que comprova que os índices de violência só aumentaram na região metropolitana de São Luís, nos últimos quatro anos, durante o governo Roseana Sarney. “Isso evidencia o descontrole do Estado com relação à violência e à falta de política de Segurança Pública no Maranhão”, disse o parlamentar.

Othelino Neto
Segundo o relatório do MP, de 2010 para 2013 o número de mortes violentas na região metropolitana, em particular de homicídios, quase dobrou. Isso sem falar de outros pontos do Estado, onde também os índices são assustadores. Em 2010, na Ilha de São Luís, foram 535 mortes violentas. Em 2011, 655. Em 2012, 687 e em 2013, espantosamente, subiram de 687 para 984. “É o Ministério Público atestando a falta de políticas públicas, a incompetência do governo do Estado, em particular, na questão da Segurança Pública”, frisou o deputado.

Othelino observou que há uma divergência entre os dados da Imprensa, da Secretaria de Segurança e do Ministério Público com relação aos homicídios e mortes violentas na região metropolitana de São Luís. Segundo o governo do Estado, no ano de 2013, houve 801 mortes violentas na região metropolitana. De acordo com a imprensa, foram 949, mas pelo relatório do Ministério Público, foram 984 mortes violentas, especificamente homicídios.

O deputado lembrou que a senadora Ana Rita (PT-ES), que veio ao Maranhão fazer uma vistoria no auge da crise de Pedrinhas, disse, em seu relatório, que a comissão percebeu o total descontrole do Estado perante o Sistema Penitenciário do Maranhão. Segundo o parlamentar, ela não pode nem ser acusada por pertencer a um partido de oposição, porque o PT, hoje em sua grande maioria e oficialmente, é aliado do governo do Maranhão e veio atestar o descontrole.

Judiciário X Segurança

“Não adianta tentar tapar o sol com a peneira ou jogar a culpa para o Judiciário. Estamos diante de relatórios apresentados pela senadora Ana Rita e de dados do Ministério Público Estadual que comprovam, de uma vez por todas, que infelizmente a sociedade maranhense está abandonada quanto a todas as políticas públicas, em especial quanto à Segurança Pública”, observou Othelino Neto, ao lembrar que o Judiciário mostrou que, na realidade, existem várias ordens de prisão dadas pelo Judiciário que a Secretaria de Segurança não conseguiu cumprir ainda.

Segundo o relatório da senadora Ana Rita, a presença de facções criminosas que controlam o presídio ultrapassa os muros dos estabelecimentos prisionais, tudo em função do crime organizado sobre o qual o Estado perdeu o controle.

Fonte: Jornal Pequeno