Niemeyer pode ser declarado patrono da arquitetura brasileira

Proposta em análise na Câmara dos Deputados declara o arquiteto Oscar Niemeyer “patrono da arquitetura brasileira”. A homenagem está prevista no projeto do deputado Guilherme Campos (PSD-SP). “Com este projeto de lei homenageamos o maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que deixou um importante legado para a arquitetura mundial”, justificou Campos. 

Niemeyer assinou as principais obras do conjunto arquitetônico de Brasília, sendo considerado um dos pioneiros na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Também realizou um grande número de projetos no exterior, sobretudo na França, onde fez o projeto da sede do Partido Comunista Francês, entre outros; na Austrália e na Argélia, além de obras na cidade do Rio de Janeiro, em Niterói e em São Paulo, como o Memorial da América Latina.

Guilherme Campos cita ainda frase célebre do arquiteto na qual afirma: “O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar”.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara