Sem-terra ocupam fazenda de 16 mil hectares no Tocantins

Cerca de 300 famílias do acampamento Olga Benário, localizado às margens da BR-153 (rodovia Belém-Brasília), no município de Fortaleza do Tabocão, no Tocantins, ocupam a Fazenda Araguarina desde terça-feira (3). O grupo estava acampado há sete meses às margens da BR-153 a seis quilômetros da fazenda.

A fazenda, de propriedade da empresa Transbrasiliana, possui mais de 16 mil hectares de terras e não cumpre com sua função social, já que sua única atividade produtiva, segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é a criação de poucos gados de corte e o plantio de poucas áreas de eucalipto.

Pressionado pelo MST, O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vistoriou a fazenda em novembro de 2013, mas não deu retorno aos trabalhadores rurais sobre o processo de aquisição da área para a criação do assentamento. Segundo informações divulgadas na grande mídia, o Incra teria constatado que a fazenda Araguarina não pode ser desapropriada ser considerada área produtiva e portanto. Em Palmas, representantes da área se reuniram com o Incra na quarta (5), onde teria ficado definido a venda da propriedade.

Um informe divulgado na página do MST alerta que o gerente da fazenda comunicou às famílias que acionará a Justiça para desocupar a área. Porém, elas se mostram indignadas com a paralisia da Reforma Agrária e o descaso do Incra e já disseram que não há previsão para a desocupação por parte dos acampados.

"Não vamos embora, pois queremos a terra para produzir e viver com dignidade", afirma a camponesa Maria das Graças.

Com Página do MST e agências

(atualizada às 14h51 em 6/3/2014)