Câmara relembra papel da cultura na resistência à ditadura

A Comissão de Cultura da Câmara promove um evento, nesta terça-feira (1º), às 16 horas, para lembrar a resistência do setor cultural ao golpe militar de 1964 e a ditadura que se instalou no país. O Manifesto Cultural “Ditadura Nunca Mais – Cultura e Resistência ao Golpe de 1964” contará com a presença de artistas que sofreram censura durante o período.

Além dos músicos, o manifesto traz ao público a leitura de texto teatral pelo Coletivo Teatral Commune, grupo que realiza espetáculos teatrais de palco e rua com atores profissionais e jovens aprendizes.

Segundo a presidenta da Comissão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), apesar da forte repressão e censura, os artistas brasileiros deram enorme contribuição no processo de resistência e de redemocratização do país.

Durante os anos de ditadura militar, a cultura brasileira foi reprimida e censurada, mas no exercício da resistência, artistas plásticos, atores, diretores de teatro, músicos, cantores, escritores, produziram algumas das mais importantes peças artísticas da história cultural brasileira, essenciais na construção do processo de redemocratização do país.

Programação

16h – Abertura com a presidente da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (BA), e demais membros da Comissão
16h10 – Pronunciamento de representante da Comissão de Direitos Humanos
16h15 – Leitura de texto teatral pelo Coletivo Teatral COMMUNE
16h45 – Apresentação da artista Andreia Roseno
17h – Apresentação da artista Marcia Short
17h15 – Encerramento com apresentação do músico Raimundo Sodré

Serviço:
Data: 1º de Abril de 2014 – terça-feira – 16 horas
Local: Anexo II – Hall da Taquigrafia – Câmara dos Deputados

Da Redação em Brasília
Com informações da Comissão de Cultura