TucArena apresenta peças teatrais de resistência à ditadura

O golpe que levou à ditadura no Brasil completa nesta semana 50 anos. Vários eventos culturais serão realizados para lembrar a data. É o caso da programação especial do Instituto Vladimir Herzog. Entre os dias 31 de março e 3 de abril, a Cia Livre apresenta, no Teatro TucArena, os espetáculos Ponto de Partida e Patética. 

Ambas são peças teatrais históricas que tratam sobre a resistência à ditadura e a vida e o assassinato de Vladimir Herzog, morto nos porões do DOI-Codi, em outubro de 1975. As leituras encenadas, dirigidas por Cibele Forjaz, têm uma intenção clara. “Com o objetivo expresso de que a luta pela liberdade, dos que viveram e morreram por ela, passe de pai para filho, de geração a geração, refazendo os laços ainda emaranhados da nossa história recente. Para fazer relembrar sempre com consciência nossa responsabilidade na construção da história”, afirma a entidade em nota.

Com texto original de Gianfrancesco Guarnieri, de 1976, Ponto de Partida tem Denise Fraga e Edgar Castro no elenco. A peça narra o aparecimento repentino de um corpo enforcado e pendurado em uma árvore no centro de uma aldeia. A discussão gira em torno do que aconteceu: Brido teria se suicidado ou sido assassinado? Guarnieri se inspirou no que ocorreu com Herzog para escrever a peça, mas retrata também outras vítimas da violência de Estado que imperava na época.

Patética, escrita em 1978 por João Ribeiro Chaves Neto, cunhado de Vladimir, usa a linguagem meta-teatral para mostrar uma trupe de artistas circenses que apresenta pela primeira e última vez a história de Glauco Horowitz. A peça, com Renato Borghi e Miriam Mehler, conta a vida de Herzog desde a imigração dos pais para o Brasil, passando pela militância, prisão, depoimentos no DOI-Codi, até a morte e a luta da família para provar que ele não cometeu suicídio, mas foi assassinado. Ao discutir a censura, a própria peça é proibida e o circo é fechado.

Na verdade, Ponto de Partida e Patética serão apresentadas como leituras encenadas, ou seja, os textos dos espetáculos por si só são o personagem principal da ações. “O texto é como se tivéssemos no palco tanto o Gianfrancesco Guarnieri, por Ponto de Partida, como o João Ribeiro Chaves Neto, por Patética, trazendo a memória deles para mais perto de todos nós”, declara Cibele Forjaz.

No dia 31, a programação especial conta com a apresentação de Sérgio Ricardo, que irá tocar Ponto de Partida, música de sua autoria que inspirou a criação da peça.

Ponto de Partida
Quando: dias 31 de março e 3 de abril, às 21h
Onde: Teatro TucArena – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP)
Quanto: R$ 20
Elenco: Denise Fraga, Lucia Romano, Edgar Castro, Eucir de Souza, Mauricio Marques e Celso Sim
Direção: Cibele Forjaz

Patética
Quando: dias 1 e 2 de abril, às 21h
Onde: Teatro TucArena – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP)
Quanto: R$ 20
Elenco: Renato Borghi, Miriam Mehler, Isabel Teixeira, Élcio Nogueira Seixas e Luciano Chirólli
Direção: Cibele Forjaz

Fonte: Rede Brasil Atual