Dilma oferece ajuda ao Chile após terremoto

A presidenta Dilma Rousseff manifestou na manhã desta quarta-feira (2) solidariedade ao Chile, atingido na noite desta terça-feira (1º) por um terremoto e disse que o Brasil está à disposição para ajudar o país no que for possível.

O governo chileno confirmou que seis pessoas morreram no terremoto que sacudiu o Norte do país. O tremor, de magnitude 8,3 na escala Richter, atingiu a área próxima à cidade de Iquique – principal porto mineiro e exportador, com ondas de 1,8 metro de altura. O incidente provocou alerta de tsunami no Chile e em mais três países da costa do Oceano Pacífico latino-americano – Peru, Equador e Colômbia.

“Envio minha solidariedade ao Chile, atingido por um grave terremoto na noite de ontem.O governo brasileiro se coloca à disposição para ajudar nossos irmãos chilenos no que for possível”, escreveu a presidenta em sua conta pessoal no Twitter.

Ordem de evacuação

Cerca de 900 mil pessoas foram retiradas para as áreas altas da cidade, depois de ter sido dado o alerta de tsunami. O ministro destacou que a operação decorreu de forma exemplar, com ordem e tranquilidade.

A ordem de evacuação incluiu todas as localidades costeiras chilenas. As autoridades decretaram também a suspensão, nas mesmas regiões, das aulas nessa terça-feira.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada emitiu o alerta de tsunami para todo o país.

O tremor dessa terça-feira ocorreu após intensa atividade sísmica na região, na fronteira com o Peru e a Bolívia, desde 16 de março, causada pelo choque entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Durante a noite e a madrugada foram registrados mais de 20 tremores.

A atividade das placas de Nazca e Sul-Americana causou pelo menos um terremoto de grande magnitude em cada século na região, tendo o último ocorrido em 1877.

Com informações da Agência Brasil