Jovens de São Luís  debatem políticas públicas com Flávio Dino

No último sábado (05), o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) participou de uma reunião da União da Juventude Socialista (UJS) e recebeu o presidente nacional da entidade, André Torkaski, para discutir políticas públicas voltadas à juventude, com especial atenção aos problemas da periferia.

Centenas de universitários e estudantes secundaristas de São Luís organizaram uma plenária para debater propostas voltadas à juventude. As principais reivindicações dos jovens da capital foram relacionadas ao combate ao tráfico de drogas, à qualidade da Educação Pública e implantação de uma política da Paz para o Maranhão.

A expressão do Hip Hop produzido em vários bairros de São Luís traduziu os pedidos dos jovens presentes no evento. Moradores do Coroadinho e bairros adjacentes. As músicas apresentadas falavam sobre os principais problemas da juventude local, abrangendo os altos índices de violência e a falta de infraestrutura e compromisso com a Educação.

Representantes de movimentos estudantis também fizeram perguntas direcionadas ao pré-candidato a governador do PCdoB. Liceu, Cintra, UFMA, UEMA e IFMA enviaram representantes que se manifestaram a favor da educação de qualidade.

Uma das propostas que Flávio Dino vem debatendo ao longo dos eventos promovidos durante os Diálogos pelo Maranhão é a regionalização da Universidade Estadual do Maranhão, concedendo autonomia às universidades no estado.

Em relação à Segurança Pública, Flávio Dino defendeu que o número do efetivo policial no Maranhão seja dobrado. Mas que a principal ação para combater a violência no estado deve ser através da prevenção – combate ao crime organizado a e ao tráfico de drogas e investimento em políticas públicas para os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mobilização da Juventude

Entre as diversas manifestações culturais e programáticas que aconteceram durante o encontro de Flávio Dino com a juventude destacou-se a organização de movimentos estudantis na elaboração de projetos para solucionar os maiores problemas dos jovens maranhenses.

Presidente nacional da União da Juventude Socialista, André Torkaski lembrou que a mobilização dos jovens de todo o Brasil foi fator decisivo nas grandes manifestações que culminaram na redemocratização do Brasil.

“A UJS está nessa luta há 30 anos e aqui no Maranhão nossa batalha tem um significado especial. Estamos mobilizados para combater um regime que nasceu na Ditadura e se mantem pelo massacre do futuro de tantos jovens maranhenses,” afirmou.

Pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino fez um discurso emocionado lembrando dos tempos em que atuou no movimento das Diretas Já. A atuação política consciente da juventude no Maranhão, segundo ele, é fundamental para conduzir os rumos do estado. “A escola em que mais aprendi foi no movimento estudantil. Carreguei bandeiras consciente de que fazia o melhor para o meu país. E é essa certeza que vejo no olhar de cada um aqui presente. A certeza que vamos conduzir o Maranhão por rumos melhores para todos,” finalizou.

Com a participação de representantes da juventude de seus partidos, líderes do PDT, PSB, PTC e Solidariedade afirmaram que o movimento da juventude é suprapartidária, pois representa o sentimento de mudança política e administrativa que toma conta do Maranhão.

Os deputados federais Domingos Dutra (SDD) e Simplício Araújo (SDD); estaduais Rubens Pereira Jr (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Bira do Pindaré (PSB); e o pré-candidato a senador Roberto Rocha (PSB) também estiveram presentes durante o evento que reuniu centenas de estudantes no Grand São Luís Hotel, no Centro de São Luís.