Grande mídia aumenta ataques ao governo federal

O blogueiro Eduardo Guimarães, em sua página Blog da Cidadania, constatou que a grande mídia tem deixado boa parte de seu noticiário apenas para criticar o governo federal. Na última semana, o telejornal global Jornal Nacional transmitiu uma hora de conteúdo para criticar o atual governo e menos de três minutos para criticar a oposição. Eduardo concedeu uma exclusiva ao Portal Vermelho para contextualizar essa postura da grande mídia.

Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

Segundo Eduardo, a manipulação desse grande veículo de comunicação serve apenas para atingir o governo e favorecer a oposição. “A concessão para a Globo pertence a petistas, peemedebistas, comunistas, a todos, e por isso não pode ser usada apenas para uma parcela da população que tenha aquela opinião política enquanto a outra parcela fica amordaçada”, disse Guimarães.

Guimarães também considera a influência da Globo em todos os tipos de meios de comunicação uma forma indevida de gestão e que seria ilegal em outros países. “Por exemplo: nos Estados Unidos a Globo seria obrigada a vender parte de seus veículos de comunicação, pois quem possui uma rede de televisão não pode ser dono de uma rede de jornal impresso, ao mesmo tempo”, revelou o blogueiro. “Inclusive, nas democracias mais avançadas do mundo existem limites de audiência que apenas um grupo ou uma emissora pode ter”, completou.

Para Eduardo, os ataques da Globo ao Partido dos Trabalhadores e à esquerda brasileira não são de hoje e só tendem a aumentar em ano eleitoral. “A Globo sempre foi contra o PT e isso não condiz com a realidade dos últimos 11 anos em que todos os brasileiros, empresários ou não, estão ganhando mais”, falou o blogueiro. “A única razão de a mídia agir assim é porque ela nunca conseguiu derrotar o PT desde a eleição de Lula e isso desmistifica a sua imagem de poder”, concluiu.

Veja a publicação no “Blog da Cidadania” com os números da manipulação

Sobre o Marco Civil da Internet, o blogueiro acredita que a conquista da neutralidade da internet através da nova lei será importante para o avanço das mídias alternativas. “Sem o Marco Civil da Internet nós não teríamos como acessar qualquer coisa na internet, apenas acessaríamos aquilo que pagássemos”, falou Eduardo.

Por todo esse panorama, o avanço dos meios de comunicação alternativos é tão importante. “As mídias alternativas fazem uma espécie de guerra de guerrilha, basta lembrar que há 50 anos, com a ditadura, não havia nenhum meio de contestação ao regime militar e hoje temos a possibilidade de falar para milhares de pessoas ao mesmo tempo”, finalizou Eduardo.

Ouça a entrevista completa na Rádio Vermelho: