A luta política no RS e o protagonismo das mulheres do PCdoB 

Neste dia 29, foi lançada, informalmente, a chapa da Unidade Popular ao Palácio Piratini. Como presidente Estadual do PCdoB fico bastante feliz de ter participado da construção de uma chapa que representa a continuidade de um projeto de desenvolvimento econômico e social para nosso Estado mas também a renovação da esperança com a incorporação de Abgail Pereira e Olívio Dutra.

Por Manuela d´Ávila* 

De nossa parte, fizemos aquilo que defendemos há muito tempo – quando somos ou não os protagonistas – lutamos pela unidade e competitividade da chapa que representa o nosso projeto.

Abgail é o nome que nos representa e nos enche de orgulho: militante há décadas, sindicalista, ex-secretaria estadual do Turismo.

Fico orgulhosa pois nosso partido, desde 2006, é representado por combativas mulheres nas eleições majoritárias no RS e em Porto Alegre. Jussara Cony, foi vice de Olívio em 2006, eu concorri a prefeita em 2008 e 2012, Abgail foi candidata ao Senado em 2010. Nesse ano, pleiteamos a vaga do Senado com a indicação de outra combativa mulher a quem agradeço pela dedicação permanente: Emília Fernandes. Quando Emília abriu mão de concorrer ao Senado, Abgail foi indicada por nossa direção à disputa do cargo de vice-governadora.

Para nós do PCdoB, o novo Brasil, a nova política, as mudanças mais profundas exigem a participação das mulheres. Estamos fazendo a nossa parte.

Possibilitar, enquanto Partido, num gesto conjunto com o PTB – que abriu mão da indicação de vice – que Olívio Dutra concorra ao Senado, para nós do PCdoB, é também algo muito significativo. Nossa chapa ganhou um reforço e tanto!

Ainda falta uma caminhada longa até as eleições. Mas hoje foi um dia importante para nosso partido e para a unidade popular do Rio Grande!

*É deputada federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul