Brasil discute novas metas de desenvolvimento sustentável

A Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) promove, nessa quinta 24 e sexta-feira 25, em Brasília, sua 5ª Reunião Plenária. O objetivo do encontro é reunir contribuições para o processo de definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desenvolvimento

A comissão irá também debater os desafios para a integração dos sistemas de informação sobre população e desenvolvimento, bem como possíveis soluções para os principais entraves.

Na ocasião, haverá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a UNFPA e a SAE/CNPD. O documento subsidiará a transferência de recursos para a implementação de atividades relacionadas ao Programa de País do UNFPA para o Brasil (2012–2015).

A reunião contará com dois painéis temáticos, durante as manhãs. No período da tarde, os debates terão prosseguimento somente entre os membros da comissão.

Agenda Global

A Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), como parte do Plano de Ação da Conferência sobre População e Desenvolvimento do Cairo, realizada em 1994, tem como principal objetivo monitorar as políticas públicas, os progressos e os desafios populacionais do País.

Este é um ano emblemático para a comissão, já que a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), a Cairo+20, atinge em 2014 o prazo estimado para o cumprimento das metas propostas. Desta forma, a comissão ficará à disposição para apoiar e contribuir com a definição, construção e elaboração dos ODS pelo governo brasileiro.

Outro painel irá tratar do sistema integrado de informações sobre população e desenvolvimento. Será uma maneira de discutir os avanços e os desafios enfrentados pelo sistema estatístico nacional na produção e no fornecimento de dados populacionais. A ideia é ampliar a comunicação entre os registros e consolidar dados, de modo a facilitar a obtenção de informações mais precisas e atualizadas sobre o tema.

Para tal, o Brasil conta com instrumentos bastante avançados, embora ainda haja necessidade de se ampliar a pesquisa, de modo a facilitar o monitoramento das metas do Plano de Ação do Cairo, estabelecidas em torno da igualdade de gênero, dos direitos sexuais e reprodutivos, e da relação entre população e desenvolvimento. O objetivo é criar um sistema de informações populacionais capaz de integrar dados de várias áreas e fontes relacionadas, e dessa forma contribuir para ampliação do acesso a informações sobre serviços e programas sociais existentes.

Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos