CTB-RJ realiza debate em Dia de Ação Continental do Esna

Como parte das deliberações do 6º Encontro Sindical Nossa América (Esna), realizado em maio em Cuba, a CTB-RJ realizou na última sexta-feira (1º) o Dia de Ação Continental do ESNA. O evento reuniu dezenas de lideranças sindicais no auditório do Sintect-RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

ctb rj no dia da ação continental do Esna - CTB-RJ

A atividade contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, do representante da Marcha Patriótica da Colômbia, Sergio Quintero, do secretário-geral da Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal), Emir Mourad e do vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM) João Batista Lemos.

A abertura do evento contou com uma saudação do presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, que valorizou a presença dos sindicalistas para debater causas importantes como o processo de paz na Colômbia, o processo revolucionário na Venezuela e a agressão imperialista na Palestina. Segundo Leite “é muito importante para a CTB-RJ organizar um espaço qualificado para debater temas tão importantes da conjuntura internacional.”

Coube ao Secretário de Relações Internacionais da CTB a tarefa de apresentar ao público o Dia de Ação Continental do Esna. Divanilton explicou da importância do encontro, que possibilita“a chance de unificar os movimentos classistas na América Latina”. O secretario cetebista também afirmou que o Dia de Ação Continental do Esna foi uma deliberação da última edição do encontro e ressaltou que aconteceram atividades em diversos estados brasileiros, promovidas pela CTB.

O primeiro debatedor foi o representante da Fepal, Emir Mourad que fez uma profunda exposição da situação palestina, não economizando nas críticas à Israel. Emir elogiou o papel dos países latino-americanos, com destaque para o Brasil que chamou o embaixador em Israel para vistas e para a Bolívia que rompeu relações diplomáticas com o Estado Sionista e o papel das centrais sindicais, em especial a CTB e a CUT, pelo apoio à luta do povo palestino.

Segundo Emir, Israel exerce para com o povo palestino, uma espécie de colonialismo, mas que diferentemente do colonialismo português no Brasil, não busca explorar a mão de obra negra e indígena ou extrair riquezas. Nas palavras de Emir, “o colonialismo sionista não quer explorar os palestinos, ele quer substituir a população nativa por outra. É uma limpeza étnica que eles vêm desenvolvendo ao longo das últimas décadas.”

Por sua vez, Sergio Quintero valorizou a relação com a CTB e se mostrou solidário à causa palestina lembrando que Israel tem forte atuação na América Latina e deve ser combatida. Quintero ressaltou que o surgimento das guerrilhas da colômbia “são uma das consequências das condições precárias que a Colômbia vive. Não é outra coisa senão a resposta do povo às agressões que estes sofrem da burguesia e do estado.” Sergio também alertou para o fato de que “o papel que está cumprindo Israel no Oriente Médio é o papel que a Colômbia vai cumprir na América Latina em pouco tempo se for adiante a articulação que os EUA mantém com a Colômbia.”

Último palestrante a se manifestar na atividade, João Batista Lemos, defendeu a unidade das forças progressistas para enfrentar a ofensiva imperialista. Elogiou a coragem da atuação da Presidenta Dilma ao chamar o embaixador brasileiro em Israel, mas lembrou que as organizações de esquerda devem se unir e cobrar atitudes mais enérgicas, inclusive na crítica ao papel dos Estados Unidos ao apoiar o genocídio do povo palestino. Nas palavras de Batista, o que Israel faz com a Palestina é um genocídio e existe uma falta de esforços do governo israelense pois “Israel diz que não pode negociar com o Hamas por ser uma organização terrorista, mas na prática o Estado de Israel é um Estado Terrorista.”

A atividade contou com grande participação do público, que debateu o tema com afinco e reafirmou mais uma vez o compromisso dos cetebistas com a unidade latino-americana, a paz e a soberania dos povos.

Fonte: CTB