Datafolha anuncia que fará pesquisa com Marina no lugar de Campos

O Instituto Datafolha anunciou que fará pesquisa a partir desta quinta-feira (14) colocando Marina Silva, vice na chapa do PSB, no lugar de Campos para tentar apontar as intenções de voto. Campos morreu num trágico acidente de avião em Santos, litoral de São Paulo, nesta quarta (13).

Marina Silva e Eduardo Campos

O anúncio foi feito pelo diretor do instituto, Mauro Paulino, à agência de notícias Reuters. Ele diz que a morte de Campos “muda a lógica da eleição", pois o potencial de crescimento de Campos e as intenções de voto em Marina antes de sua confirmação como candidata a vice, deixam de ter validade.

A última pesquisa do Datafolha, realizada no final de julho, Eduardo Campos ocupava o terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. De acordo com o Paulino, o eleitorado teria conhecimento pleno dos candidatos com o início do horário eleitoral de rádio e TV, dia 19 de agosto. “Todos vão acordar assustados com essa eleição”, reafirmou Paulino, referindo-se à morte de Campos.

A nova pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo será realizada entre os dias 14 e 15 de agosto, mas a divulgação só poderá ser feita a partir do dia 18 de agosto, por conta da legislação eleitoral.

O Ibope, por sua vez, informa que não fará pesquisa sobre a disputa eleitoral até que o PSB defina o futuro da candidatura. O partido, e as demais legendas que compõem sua coligação, têm até o dia 23 para escolher um substituto para Campos ou desistir da disputa.

Fonte: Brasil 247