Exposição "Retratos da Brasilidade" permanece aberta até dia 24  

A riqueza e a diversidade presentes na cultura brasileira são destaques da exposição "Retratos da Brasilidade", que o Centro Cultural Câmara dos Deputados mantém aberta ao público até o dia 24 de agosto. Inaugurada no início de junho, a mostra apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diferentes períodos, tendências e técnicas. Há ainda 11 obras sobre o tema futebol, já que a exposição integrou a programação oficial da Copa do Mundo no Brasil, em junho.

Exposição "Retratos da Brasilidade" permanece aberta até dia 24 - Agência Câmara

Entre os trabalhos expostos em "Retratos da Brasilidade" estão as gravuras de Johann Moritz Rugendas, com representação de cenas do século 19 no Brasil; a tela Caboclas Montadas, de Lasar Segall; a pintura "Carnaval", de Emiliano Di Cavalcanti, e fotografias de Pierre Verger com a temática da cultura popular tradicional.

Também compõem a mostra a escultura em bronze "O Homem Brasileiro", de Ernesto De Fiori; o desenho "Capoeira", de Carybé; a pintura naif "Festa de São João", de Aldir Sodré de Souza; e a pintura "A Rede", de Aldemir Martins.

"Reunimos artistas de diferentes períodos e de tendências artísticas diversas. São expoentes do academicismo, do modernismo e seus continuadores, da arte contemporânea e de manifestações da arte naif", explica José Luis Hernández, curador da exposição.

"Retratos da Brasilidade" está aberta à visitação pública no Salão Negro do Congresso Nacional todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9 às 17 horas. A exposição é gratuita e tem censura livre. Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com o serviço educativo pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail [email protected].

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara