Conexão Cidadão: telefonia e internet chegam a vilas e povoados 

A garantia de ampliação do conhecimento e informação na sociedade contemporânea passa pelo aumento do acesso aos serviços de telefonia e banda larga. Pensando nesta necessidade de milhares de pernambucanos, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), em sua gestão na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco idealizou o programa Conexão Cidadã. 

Conexão Cidadão: telefonia e internet chegam a vilas e povoados - Álvaro Mello

O programa, executado na gestão de Marcelino Granja, é uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a operadora Vivo. Com investimentos de R$ 36 milhões, foram implantados 125 núcleos em vilas e povoados com mais de mil habitantes. Cada local recebeu torre de antena telefônica móvel e alguns inauguraram o Espaço Conexão Cidadã.

No Espaço Conexão Cidadã a população da região conta com 10 computadores conectados à internet pela tecnologia 3G e com 20 Mega de banda larga. Nas escolas ou na comunidade, as prefeituras utilizam o espaço como telecentros para ministrar cursos de iniciação à informática e capacitação do uso autônomo do computador e da internet.

"A iniciativa possibilita o acesso ao conhecimento e é uma ferramenta essencial nos dias atuais", destaca a ex-secretária Luciana Santos. Para Marcelino Granja, a interiorização da inclusão digital contribui na busca por mais justiça e igualdade entre todos os pernambucanos.

Entre as cidades beneficiadas com o Programa Conexão Cidadã estão Pesqueira, Sanharó, Correntes, Gravatá, Custódia, Glória do Goitá, Petrolina, Limoeiro e Brejo da Madre de Deus.

Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria da Candidata