RPDC denuncia ocupação da Península Coreana pelos EUA

A invasão das tropas dos Estados Unidos à Península Coreana e a ocupação de seu território ao sul do Paralelo 38 foram denunciadas nesta segunda-feira (8) pelo Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria.

Bandeira da Coreia Popular

"Devido à invasão estadunidenses do sul da Península, a nação coreana sofreu as desgraças causadas por esta divisão sem precedentes na história", informa a declaração do comitê, divulgada no 69º aniversário 69 do acontecimento.

O Comitê condenou os Estados Unidos por converterem o sul da Coreia em sua base militar para agredir à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e à Ásia, e assegurou que Washington "não deseja a reconciliação, unidade e a reunificação de nossa nação".

"Enquanto permaneça essa ocupação militar", acrescentou, "não se pode pensar no desenvolvimento das relações inter coreanas, a paz e a reunificação do país nem na prosperidade nacional".

O Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria exigiu em sua declaração que se coloque um fim à essa ocupação.

Por sua vez, o jornal Minju Joson denunciou que as forças armadas estadunidenses são "as que pioram a situação na Península Coreana e perturbam a paz nesta região do mundo".

O periódico afirmou que, neste século 21, os Estados Unidos transferiram o centro de sua estratégia de domínio mundial para a região da Ásia-Pacífico e escolheram em particular a Península Coreana como campo de enfrentamento.

"Para assegurar a paz na Península Coreana e no mundo e salvar a vida de dezenas de milhares de soldados estadunidenses estacionados no Sul da Coreia, é necessário que estes se retirem", divulgou o jornal.

O jornal também apontou que, se os Estados Unidos insistirem em enfrentar a RPDC, as consequências serão de inteira responsabilidade do país norte-americano.

Fonte: Prensa Latina