Pesquisa mostra segurança alimentar dos assalariados da cana e café

O resultado da pesquisa “Segurança alimentar e nutricional dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nos setores da cana-de-açúcar e café”, realizado a partir de convênio entre a Contag, Dieese e Oxfam, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (9), em reunião em Brasília.

Canavieiro - Reprodução

Participaram do encontro os diretores da Contag, Elias D’Angelo Borges, secretário de Assalariados Rurais, e Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, a assessoria da pasta, Vera Lucia Mattar Gebrim, da área de Pesquisas Sindicais do Dieese, e Simon Ticehurst, da Oxfam Brasil.

Essa pesquisa foi iniciada em fevereiro de 2013 e, a partir de entrevista com assalariados rurais dos dois setores, detalha a situação de vida e trabalho dessas pessoas, como a renda, alimentação, relações de trabalho (formal ou informal), condições de trabalho (uso de EPIs, alojamento, jornada de trabalho, por exemplo), exploração da mão-de-obra, entre outras questões.

Um dos encaminhamentos é planejar um seminário para divulgar o resultado da pesquisa para outras lideranças para que saiam linhas de ação a partir dos indicativos apontados.

“A pesquisa trouxe coisas boas. Mostra, por exemplo, onde a ação sindical está sendo boa para os trabalhadores rurais. Por outro lado, aponta onde esta ação precisa mudar”, destacou Elias Borges.

Fonte: Contag