DCE da Universidade de Pernambuco está com Dilma

O Conselho de Entidades de Base (CEB) da Universidade de Pernambuco (UPE) reuniu 30 Diretórios e Centros Acadêmicos de todas as regiões do estado no Sindicato dos Docentes (Adupe) para definir o apoio à reeleição de Dilma

Universidade de Pernambuco - Reprodução

Estiveram presentes cerca de 100 estudantes e o presidente da Adupe, Itamar Lages. Com a certeza de que a candidatura de Dilma Rousseff sinaliza avanços e compromissos com a educação e para evitar retrocessos nas conquistas dos estudantes nos últimos anos, o DCE da UPE deliberou e decidiu apoiar a sua reeleição no segundo turno da disputa presidencial.

“Estamos vivendo um ataque muito grande da mídia e da direita, com ódio e muitas mentiras pra enganar o povo brasileiro. As entidades estudantis, os movimentos sociais devem cumprir o papel de informar as pessoas com a verdade, declarar apoio e não sair das ruas até dia 26. Não podemos permitir retrocessos nas conquistas que tivemos nos últimos anos, Dilma precisa ser reeleita!”, destacou a presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Melka Pinto.

O DCE divulgou uma nota em que argumenta que as entidades estudantis são responsáveis por despertar a consciência dos estudantes para o seu papel enquanto cidadãos que não devem estar alheias aos rumos políticos da nossa sociedade.

“(…) Foi nos últimos 12 anos que a juventude mudou suas perspectivas quanto ao futuro e hoje se sentem otimistas, diferente do período do governo FHC que não tinham nenhum diálogo com os movimentos sociais e o movimento estudantil e que sucateavam as universidades federais e a educação pública no geral. Hoje, nós temos Prouni, Reuni, Fies e Pronatec. Hoje, os jovens têm mais oportunidades e isto é inquestionável”, diz trecho da nota.

Leia na íntegra

O Diretório Central dos Estudantes é uma entidade autônoma e legitimamente eleita pelos estudantes da UPE do sertão ao litoral do estado. As entidades estudantis servem para representar o conjunto de estudantes de determinada instituição e travar a luta pela Universidade que queremos e que precisamos pra construir um estado desenvolvido e socialmente justo. As entidades estudantis são entidades responsáveis por despertar a consciência dos estudantes pra o seu papel enquanto cidadãos de responsabilidade social e não devem estar alheias aos rumos políticos da nossa sociedade, portanto as eleições.

O povo brasileiro já escolheu seus representantes do poder legislativo estadual e federal, no nosso estado o governador foi eleito em primeiro turno e aos pernambucanos resta a decisão de eleger a presidência que irá conduzir o governo federal nos próximos quatro anos. A escolha do voto no dia 26 de outubro na compreensão da Direção Executiva do DCE se dá entre uma disputa de ideias e projetos bem definidos e antagônicos, representados pela candidatura da presidente Dilma do PT e do candidato Aécio Neves do PSDB. Sendo assim, convocamos então Diretórios e Centros Acadêmicos pra o Conselho de Entidades de Base e colocamos em pauta o “debate da conjuntura política atual e apoio à reeleição de Dilma”. Vinte e cinco entidades votaram a favor, 3 contra e 2 abstenções, aprovado apoio à Dilma no segundo turno!

O conjunto dos DAs e CAs presentes escolheram Dilma por acreditarem que é o projeto mais acertado pra o povo brasileiro e sobretudo para a juventude. Foi nos últimos 12 anos que a juventude mudou suas perspectivas quanto ao futuro e hoje se sentem otimistas, diferente do período do governo FHC que não tinham nenhum diálogo com os movimentos sociais e o movimento estudantil e que sucateavam as Universidades Federais e a educação pública no geral. Hoje nós temos Prouni, Reuni, Fies, Pronatec, hoje os jovens tem mais oportunidades e isto é inquestionável. Ainda temos muitos gargalos sociais a serem superados e pra que possamos combatê-los, estamos nas ruas como mostrou as jornadas de junho de 2013.

Uma das grandes lutas a serem travadas sem dúvidas é a reforma política. Elegemos em 2014 o Congresso Nacional (deputados federais e senadores) mais conservador desde 1964, militares, religiosos, ruralistas, isso quer dizer uma grande ameaça a todas as conquistas políticas e sociais dos últimos anos, um congresso com estas características aliado a um projeto neoliberal representado pela candidatura de Aécio Neves que coloca nossa nação em posição de subserviência ao imperialismo norte-americano, de responsabilidades mínimas do estado com o povo significa um grande retrocesso. Nós não vamos permitir, o povo está nas ruas pra reeleger Dilma Roussef, por mais avanços, por mais conquistas, pela soberania da nossa nação.

O DCE da UPE convoca todos os estudantes a conquistarem mentes e corações nessa luta, temos tudo a ver com o que está em jogo e vamos do sertão ao litoral do estado dizer que Dilma precisa ser reeleita e nós não podemos sair das ruas!

Saudações estudantis

DCE da UPE