Premio Educar para Igualdade Racial e de Gênero tem inscrições abertas

O Sesc Belenzinho, na capital paulista, foi o palco de lançamento da sétima edição do Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero. A iniciativa é do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e parceiros.

Sambista Arlindo Cruz - Leo Castro

O Mestre de Cerimônias da festividade, Dr. Daniel Teixeira, Advogado e Coordenador de
Projetos do Ceert, explicou sobre a premiação.“Para nós é um orgulho sempre chamar a atenção para este tema, pois muitos professores de forma heroica e até sem a instituição deles dar uma estrutura, adotam práticas que promovem a educação para a igualdade racial”, ressaltou.

Realizado pela primeira vez em 2002, o Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero constituiu um acervo de mais de 2.300 práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas nas cinco regiões administrativas do país. Com o apoio da Fundação Vale os selecionados receberão além da premiação em dinheiro, cursos de formação e notebooks.

Para divulgar e inserir a educação quilombola na premiação, será desenvolvida uma agenda de visitas a diversas cidades e estados brasileiro. Maranhão, Pará, Belém, Brasília, Santarém, Ilha de Marajó e inclusive os Jogos Quilombolas serão contemplados.

Representando o Poder Público marcaram presença Marilane Frasão, que representou o Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial; a professora Cleuza Repulho, presidenta da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o professor Thiago Thobias, diretor da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) do MEC (Ministério da Educação) e da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais.

“Este é um prêmio que tem a finalidade de impulsionar o governo para as práticas de igualdade racial. Um prêmio necessário porque impulsiona o direcionamento das políticas e o
desenvolvimento do professor que trabalha estas práticas no seu dia a dia”, disse Marilane.

O Ceert é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos,
criado em 1990. A doutora em Psicologia e coordenadora Executiva do Ceert, professora doutora Maria Aparecida da Silva Bento, e uma das idealizadoras do
prêmio, falou sobre a importância desta iniciativa.

“É um desafio muito grande trabalhar e tocar o prêmio. Nestes anos todos por vezes pensamos em desistir. Mas sempre vemos que vale a pena. Porque os professores estão trazendo novos conteúdos, o espaço da escola fica mais acolhedor para as crianças negras… Então tomamos
fôlego e seguimos. É importante reconhecer professores que por iniciativa própria têm trazido informações tão importantes para nossos alunos, têm civilizado o nosso povo, porque não trabalhar este tema é uma incivilidade”, “É um desafio muito grande trabalhar e tocar o prêmio”.

As inscrições podem ser feitas através do site da Ceert  até dia 31 de março. 

Fonte: Ceert