Senadora cobra medidas de combate a violência crescente no país 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) considerou alarmantes e inaceitáveis os índices de violência no Brasil, conforme relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o estudo, foram registrados no país 53.646 mortes violentas no ano passado, 1,1% a mais que em 2012. 

Senadora cobra medidas de combate a violência crescente no país

Os dados revelam que, no Brasil, uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos e que ocorre um estupro a cada quatro minutos. Em 2013, as delegacias registraram um total de 50.320 estupros, mas a senadora advertiu que o número pode ser muito maior, porque apenas 35% das vítimas denunciam o crime, seja por vergonha ou medo.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que podem ter ocorrido no país cerca de 140 mil estupros, o equivalente a 16 estupros por hora. A senadora acrescentou que mulheres jovens e crianças são as maiores vítimas desse tipo de crime.

Para Vanessa Grazziotin, esses números revelam que o Brasil precisa repensar seu modelo de segurança pública e mudar a forma de lidar com os casos de estupro, para que mais vítimas possam denunciar.

“Não podemos mais assistir de braços cruzados tanta violência, especialmente a um dos tipos mais hediondos que é o estupro. Precisamos de investimentos no combate a esse crime e, principalmente, investimento na assistência às vítimas”, afirmou.

Ela cobrou ainda combater a chamada cultura do estupro, em que uma das ideias principais é que as mulheres são culpadas pelo estupro, por isso elas não denunciam. “Temos que acabar com isso”, declarou a senadora.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado