Globo confessa ter errado em denúncia contra Dilma

A edição desta quinta-feira (3) do Jornal Nacional reconheceu um erro cometido contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Na reportagem, conduzida pela repórter Cristina Serra, foi citado o trecho em que Paulo Roberto Costa afirma que jamais alertou Lula ou Dilma sobre desvios na Petrobras.

Jornal Nacional reconhece erro cometido contra Dilma Rousseff - Reprodução

O ex-diretor da Petrobras também negou que tivesse recebido o apelido carinhoso de “Paulinho”, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“É folclore”, disse Costa ao ser questionado pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre o apelido e uma suposta proximidade com Lula.

Confira a transcrição da reportagem:

Ontem, em depoimento à CPMI, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que enviou um e-mail em setembro de 2009 à então ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Dilma Rousseff, comentando a recomendação feita pelo Tribunal de Contas da União de imediata paralisação de três obras da estatal, entre elas a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Mas questionado pelo deputado Izalci (PSDB-DF), Paulo Roberto Costa disse que nunca alertou Dilma ou o ex-presidente Lula sobre desvios na Petrobras.

Ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa: "Não, nunca tivemos uma reunião em particular nem com a ministra Dilma nem com o presidente Lula sobre esse tema;, particularmente, nunca foi discutido não. Por mim, não".

Deputado Izalci (PSDB-DF): "Por que por mim não? O senhor tem conhecimento de que outros trataram disso"?

Ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa: "Eu não sei, eu não posso lhe garantir isso. agora eu, pessoalmente, nunca cheguei a conversar sobre esse tema de forma clara, transparente, nem com o presidente Lula nem com a ministra Dilma".

Leia também:
Mídia manipula delação para criar factoide com campanha de Dilma

Eles sabiam de tudo?

As informações prestadas por Costa ganham relevância diante dos crimes de imprensa cometidos durante a campanha eleitoral. Veja, por exemplo, antecipou sua capa e rodou com os dizeres “Eles sabiam de tudo”, entre as imagens de Lula e Dilma.

Mais do que simplesmente antecipar uma edição, Veja rodou milhões de exemplares só da capa, que foram transformados em planfletos de campanha, às vésperas e no dia da eleição.

Por isso mesmo, foi condenada a conceder direito de resposta à presidente Dilma no dia das eleições, na maior humilhação já sofrida por um meio de comunicação no Brasil.

Fonte: Pragmatismo Político