PCdoB fará evento para discutir ação política no próximo governo 

Para discutir o novo cenário político e a luta pelas reformas democráticas e estruturantes na perspectiva da construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, o PCdoB está organizando um seminário, que será realizado no dia 21 de janeiro do próximo ano, na Câmara dos Deputados, em Brasília, reunindo seus parlamentares eleitos e até a segunda suplência, presidentes estaduais da legenda e quadros do PCdoB no governo federal. 

PCdoB fará evento para discutir ação política no próximo governo

O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, explicou que “todo começo de legislatura realizamos encontros com os parlamentares para discutir a política do Partido para esse ano, o segundo mandato da presidenta Dilma e qual a importância dele como o quarto mandato das forças populares”.

Ele adiantou ainda que o evento “vai discutir, dentro desse novo governo, o papel dos parlamentares, levando em conta a linha do Partido e as questões mais importantes para mudanças e reformas, que é o centro desse novo governo”.

O líder partidário destacou que a última eleição presidencial foi muito disputada e que essa disputa se reflete no mandato, por isso a necessidade de debate e discussão sobre a atuação parlamentar e governamental do PCdoB, que faz parte da base aliada do governo reeleito.

Outros debates

O Seminário, cujo tema é “O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e a atuação parlamentar do PCdoB no atual quadro político do país”, vai debater ainda a identidade política e eleitoral do PCdoB, o papel dos parlamentares comunistas neste contexto e a construção da unidade de ação dos parlamentares comunistas.

Na programação, que se estenderá durante todo o dia, também serão abordados temas como a sinergia entre as três frentes de acumulação de forças (luta de ideias, frente institucional e movimento social) e serão apresentadas as orientações sobre áreas-chave dos mandatos (assessoria legislativa, assessoria de comunicação, assessoria orçamentária e articulação com o Executivo).

O evento, que deve reunir de 60 a 80 pessoas, trará a Brasília os parlamentares – senadora, deputados federais (inclusive os que não renovaram mandato), até segundo suplente de deputado federal, deputados estaduais, que foram eleitos em maior número, e vereadores de capitais.

Também estão sendo convidados para o seminário os presidentes estaduais e outros membros a critério das direções estaduais, assessores parlamentares – a critério dos eleitos – e quadros do PCdoB no governo federal – caso já exista o desenho da participação do Partido no governo até a realização do seminário.

Reformas estruturantes

O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND), que deve nortear a atuação parlamentar do PCdoB no atual quadro político do país, foi aprovado no 12º Congresso do Partido, em novembro de 2009. No programa estão destacados um conjunto de reformas e a defesa do fortalecimento dos serviços públicos para a ação política dos comunistas, contrapondo-se aos obstáculos conservadores políticos e econômicos dominantes.

O NPND inclui as reformas que compõem o esforço de democratização da sociedade brasileira nas condições atuais – política, educacional, tributária, agrária, urbana, meios de comunicação, da seguridade social, segurança pública e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E defende que, realizadas, essas reformas respondem às necessidades crescentes materiais, políticas e culturais do povo.

De Brasília
Márcia Xavier