A primeira vez da Libertadores no Brasil

Ao analisarmos os momentos atuais do Bahia no Brasil e do San Lorenzo, na Argentina, percebemos que as equipes atravessam momentos opostos. Enquanto o Bahia acaba de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro da primeira divisão, os portenhos se preparam para estrear no Mundial de Clubes da FIFA no próximo dia 17.

Por Thiago Cassis*, para o Portal Vermelho

Bahia em 1959 - Reprodução

Mas a história guarda algo em comum entre essas equipes, além do azul e vermelho em suas cores.

No dia 03 de maio de 1960, as duas equipes pisaram no gramado da Fonte Nova em Salvador para disputar a primeira partida de Libertadores da América em território nacional.

Mas o caminho para o tricolor baiano chegar lá não foi nada fácil…

Em 1959 a CBD, atual CBF, organizou o primeiro torneio nacional com o intuito de indicar uma equipe para a nova competição sul-americana, a Taça Libertadores da América, que começaria a ser disputada em 1960.

Para chegar à grande final da Taça Brasil (como se chamava o Campeonato Brasileiro naquela época), o Bahia precisou enfrentar o grupo do Nordeste, e nessa fase deixou pelo caminho o CSA de Alagoas e enfrentou uma difícil batalha contra o Ceará. A equipe baiana eliminou os cearenses com um gol na prorrogação da partida de desempate, após os dois primeiros jogos terminarem empatados.

Nas quartas de final a vítima do Bahia foi o Sport de Recife, que tinha disputado a fase anterior no grupo do Norte, apesar de ser um clube nordestino.

As equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro já entravam direto nas semifinais. Dessa forma o Vasco da Gama pintava como o grande favorito frente ao Bahia. E mais uma vez, após três confrontos, o tricolor nordestino conquistou uma inesperada vaga na grande decisão.


Início da partida entre Bahia e Santos


A sensação era de que tinha ido longe demais. Na final o adversário seria o poderoso Santos de Coutinho, Pelé e Pepe. A primeira partida era na Vila Belmiro, e apesar de jogar desfalcado por conta de uma prova que o goleiro Nadinho precisava fazer na faculdade de Direito justamente no mesmo dia, o Bahia venceu por 3 a 2 de virada. O milagre já não parecia tão distante. Mas na partida de volta, dia 30 de dezembro de 1959, na Fonte Nova, a equipe do Santos venceu por 2 a 0. Gols de Pelé e Pepe. Mais uma vez uma partida de desempate seria necessária.

E ai surgiu o problema. O Santos já tinha marcada uma excursão pela Europa e só poderia disputar a terceira partida no dia 29 de Março de 1960. Seriam 4 meses de espera.

O Bahia aceitou as condições e foi ao Maracanã enfrentar o Santos sem o seu treinador, Geninho, que era delegado e só podia acompanhar a equipe quando estava de licença. Um argentino foi convocado em seu lugar. O desfalque do lado santista ficou por conta do jovem Pelé, que voltou com problemas nas amígdalas da turnê europeia e precisou ser operado.

Coutinho abriu o placar para o Santos. Mas Vicente, Léo e Alencar viraram para o Bahia. Em uma partida marcada pela violência, com mais de quatro expulsões, o Bahia sagrava-se o primeiro campeão nacional.


San Lorenzo de 1959
 

Estava então credenciado para disputar a primeira Libertadores da América. No dia 20 de Abril perdeu por 3 a 0 do San Lorenzo em Buenos Aires. E na volta, dia 03 de Maio, na Fonte Nova, venceu os argentinos por 3 a 2 na primeira partida da competição sul-americana disputada no Brasil, sendo, mesmo com a vitória, eliminado da competição.

Em 2015 a realidade tricolor será outra. Precisará mais uma vez ressurgir e lutar para voltar a Série A. E que ninguém duvide disso!

*Thiago Cassis é assessor de comunicação da UJS e colaborador do Portal Vermelho