Em balanço, Renato comemora a quarta vitória das forças progressistas

Com a proximidade do final do ano, o programa de rádio do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, foi dedicado a um balanço das pautas políticas de 2014 e as perspectivas de luta para o próximo ano.

De São Paulo,
Eliz Brandão para a Rádio Vermelho

renato rabelo retrospectiva radio - Toni C.

Em resumo, Renato destaca que a campanha eleitoral de 2014 foi a principal pauta política do ano, e a vitória da presidenta Dilma Rousseff como a quarta vitória do povo foi fundamental. “Foi uma luta dura, complexa e de muita imprevisibilidade durante o caminho. Por isso, temos destacado que foi uma vitória histórica: a quarta vitória das forças democráticas e progressistas no país”.

O presidente nacional do PCdoB destaca também que “a disputa para a Presidência da República foi bastante acirrada e polarizada, em que a presidenta na sua luta pela reeleição teve que derrotar primeiro uma candidata das forças conservadoras, que foi a Marina, depois de derrotá-la, Dilma teve que finalmente vencer Aécio Neves, que é exatamente essa expressão do que é hoje a direita no Brasil”.

Renato fala ainda sobre o amplo apoio da mídia monopolista na campanha nucleada pelo PSDB, que junto das forças do mercado, agiram de forma aventureira e antidemocrática numa campanha oposicionista ao governo Dilma, em que se procurou atingir a presidenta no sentido de impedir a qualquer custo à vitória. “Mas o importante é que ela foi eleita”, acrescenta.

O dirigente comunista ressalta ainda as perspectivas de luta para o próximo ano, destacando a importância das reformas estruturais democráticas, elogia a mobilização dos movimentos sociais e manda uma mensagem para a militância aguerrida.

Ouça o áudio do balanço do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, na íntegra na Rádio Vermelho: