Deputado defende debate “sem tabu” sobre regulação da mídia  

O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) defendeu a regulação da mídia em pronunciamento na tribuna da Câmara nos últimos dias dos trabalhos legislativos na Câmara. Ele afirmou que o tema deve estar na pauta do Congresso Nacional na próxima legislatura. “Esse tema deve ser tratado sem ideologia e, sim, como um assunto técnico para que venha a se tornar um verdadeiro suporte da democracia. Hoje, no mundo todo, temos diversos profissionais que reconhecem a importância da regulação da mídia”, disse.  

Deputado defende debate “sem tabu” sobre regulação da mídia

Jesus Rodrigues afirmou que o assunto precisa deixar de ser “tabu” porque cada vez que se fala em regulação da imprensa, a grande mídia passa a ideia de que há um cerceamento da liberdade. “Sabemos que essa é uma versão ou um discurso feito pela própria imprensa que não quer que a nossa comunicação possa realmente ser democrática, transparente, participativa e possa ser também representante das diversas linhas de pensamento”.

“Precisamos urgentemente ouvir a diversidade de opiniões que existem pelo Brasil afora e não apenas de poucas famílias que monopolizam os veículos de comunicação mais usuais da população”, enfatizou o parlamentar. No Brasil, apenas seis famílias são responsáveis pelo controle de 70% da imprensa brasileira.

Jesus Rodrigues lembrou das experiências nos Estados Unidos e na Europa onde a regulação da mídia já existe há décadas. “O Brasil precisa tratar de uma regulação mínima. Uma história, mesmo sendo contra os interesses do dono da empresa, precisa tornar-se pública”.

“Queremos uma imprensa que possa ser livre de verdade e não como a atual. Na liberdade de expressão e de imprensa, é vedada a censura, não queremos censura nenhuma; há garantia dos direitos do cidadão, a pluralidade das fontes de informação. Então, queremos liberdade de imprensa e queremos a imprensa livre, sim, em todos os sentidos e não monopolizada como ela está”, explicou o deputado.

Para ele, é preciso “desideologizar esse tema e pensar numa democracia e numa imprensa que verdadeiramente permita as diversidades de opiniões que temos no Brasil que hoje, infelizmente, não conseguimos ver”, ressaltou.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara