Um passo importante para a reconstrução do Partido Comunista Italiano

No último sábado (20), centenas de pessoas se reuniram em Roma no marco da campanha pela reconstrução do Partido Comunista Italiano.

Cesare Preocaccini - Reproducação

“Exprimo a profunda satisfação e de todo o Partido Comunista da Itália pelo êxito da manifestação de lançamento da associação pela reconstrução do Partido Comunista. Neste 20 de dezembro centenas de companheiras e companheiros lotaram o Centro de Congressos Cavour de Roma para demonstrar sua convicta adesão a um projeto de reconstrução de um sujeito político comunista unitário e renovado. Um precioso aporte ao processo unitário na esquerda ao qual os comunistas organizados vem dar a sua contribuição”, afirmou Cesare Procaccini, secretário nacional do Partido Comunista da Itália

Decorridos mais de 20 anos da infeliz decisão de acabar a experiência do Partido Comunista Italiano, os comunistas reafirmam sua vontade de ser o sujeito revolucionário da verdadeira mudança . “A voz dos trabalhadores das fábricas e do mundo da precarização que lotaram a sala do Centro Cavour demandou a unidade da esquerda em torno de um projeto sério de reconstrução de um partido comunista adequado aos tempos duros que vivemos. Depois dessa entusiasmada assembleia podemos afirmar que foi lançada mais uma sólida pedra fundamental dessa reconstrução”, afirmou o dirigente.

Por seu turno, Fausto Sorini, outro dirigente comunista presente, afirmou em seu perfil no Facebook que a coisa mais importante da assembleia reunida neste sábado não foi o número de pessoas no auditório, que era significativo, mas sua qualidade, representatividade e afinidade política e ideológica.

Depois de uma sucessão de acontecimentos negativos e derrotas da esquerda italiana, comunistas de diferentes formações políticas estão empenhados na reconstrução do Partido Comunista. O manifesto da campanha afirma entre outras coisas: “É indispensável que no interior da esquerda, no quadro de uma frente ampla estruturada e atuante de maneira unitária, se reconstrua e se consolide uma presença comunista autônoma, que se proponha a sua reorganização em partido, que seja capaz de unir nesse processo todas as forças comunistas”.

Do Portal Vermelho, com Marx21 [www.marx21.it]