Biblioteca Nacional promove exposição sobre a ilustração brasileira

A Biblioteca Nacional abre as portas para a exposição "Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias, um panorama da ilustração brasileira". Ziraldo é o homenageado na mostra "Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias, um panorama da ilustração brasileira".

Ziraldo será o homenageado na mostra "Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias, um panorama da ilustração brasileira". (Foto de Tomaz Silva/Agência Brasil)

Com curadoria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a mostra apresenta importantes obras do acervo da Biblioteca Nacional, além do trabalho dos 55 ilustradores contemporâneos de livros para crianças e jovens. A visitação é gratuita e segue até fevereiro de 2015.

As ilustrações contemporâneas dos 55 autores foram selecionadas originalmente para a 51º Feira do Livro para Crianças de Bolonha, na Itália, ocorrida em março de 2014, onde o Brasil foi o país homenageado. A exposição destaca ainda dois importantes nomes da ilustração brasileira: Ziraldo e Roger Mello.

Ziraldo, cuja trajetória de autor e ilustrador é um símbolo da criação de livros para a infância e a juventude, é o grande homenageado desta exposição. Já a mostra Roger Melo e seus Jardins, realizada pela FNLIJ em comemoração ao Prêmio Hans Christian Andersen-2014 foi agregada à exposição.

Por iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a exposição foi apresentada na Biblioteca Infantil de Moscou e na Biblioteca Central Lermontov de São Petesburgo. Esta foi a primeira itinerância da mostra. Também foi apresentada, com os originais, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto de 2014, com apoio do Sesc-SP.

Serviço:
Entrada: franca.
Endereço: Espaço Cultural Eliseu Visconti. Rua México s/nº (entrada pelo jardim), Centro, Rio de Janeiro (RJ).
Horário: Segunda à sexta, das 9h às 17h. Sábado, das 10h às 14h
Data: aberta até fevereiro de 2015

Fonte: Ascom Ministério da Cultura