“Fragmentos da vida sob a ditadura” relata trajetória de Jô Moraes

“Fragmentos da vida sob a ditadura” é a segunda edição de “Uma história para Érica”, relato curto sobre um período sombrio da história do Brasil protagonizado pela então militante estudantil contra a ditadura militar, Maria do Socorro Morais Fragoso, atual deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).

Por Cezar Xavier*

Livro Jô Moraes

No livreto publicado pelo mandato parlamentar, Jô conta de forma bastante pessoal, ainda que apoiada em documentos, sobre o ambiente de clandestinidade que viveu, ainda muito jovem, usando diversas identidades diferentes.

Poucos imaginam o clima de filme de espionagem que cerca a vida de um militante clandestino. Jô revela às novas gerações o medo e a solidão sem glamour daqueles tempos, demonstrando que não se tratava de uma opção natural lutar contra a ditadura, mas de um enfrentamento duro, permeado de decisões difíceis e encruzilhadas diante do risco de prisão, tortura, desaparecimento e morte, sem perspectiva do reconhecimento da luta pessoal.

O livro reúne trechos de documentos de órgãos e instituições de segurança pública acessados devido à Lei da Anistia. Há também documentos pessoais – cartas, fotos, “que permitem mergulhar nos sentimentos, nos momentos mais dramáticos vividos pela ainda menina arrancada da família, que ficou sabendo da morte da mãe por uma correspondência quase clandestina de um dos irmãos”.

O relato percorre, desde a infância, contextualizando o período de restrições políticas desde o golpe militar de 1964. Os momentos de insegurança, solidariedade, aprendizado, solidão, afeições e retorno à oficialidade vão se alinhando num relato saboroso e emocionado.

O livro está disponível por meio do mandato da deputada em Brasília ([email protected]) e Belo Horizonte (Telefone: 31-3337-4543/4116).

*é jornalista do portal Grabois.org