Festa de comunidade boliviana terá presença do ex-presidente Lula

Para celebrar a integração dos povos da América Latina e reafirmar a luta pelos direitos humanos e dos imigrantes, será realizada neste sábado (24) no Parque Dom Pedro II, região central, e em mais quatro pontos da cidade, a festa Alasitas, que traz a cultura boliviana, representada atualmente na cidade por uma comunidade de cerca de 300 mil pessoas. A edição deste ano da festa no Parque Dom Pedro II deverá contar com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Festa de comunidade boliviana, terá presença do ex-presidente Lula

"Era uma vontade antiga de Lula conhecer essa festa que cresce em importância a cada ano", afirma o analista político da Rádio Brasil Atual, Paulo Vannuchi.

A festa, em homenagem ao deus da abundância, El Ekeko, celebra os costumes e tradições milenares da cultura boliviana. Tradicional em La Paz, capital do país andino, é realizada em São Paulo desde 1999. Desde o ano passado, integra o calendário oficial da cidade por iniciativa do prefeito Fernando Haddad e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que apoiam o evento.

"São pessoas que trabalham, muitas delas em condições degradantes, mas também há empreendedores". A festa é organizada pela Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (Assempbol).

Vannuchi lembra que desde 1999 a comunidade de imigrantes bolivianos que vivem em São Paulo registrou enorme crescimento. "Naquela época, a comunidade boliviana devia ser de cerca de 30 mil. Hoje, deve estar em torno de 300 mil", diz. O número é comparável à população de uma cidade de porte médio.

"É muito importante também porque ela marca um pouco a afirmação dos direitos humanos; o tema do trabalhador migrante e suas famílias é uma das áreas dos direitos humanos que mais cresce em todo o mundo, recebendo a atenção da ONU, da OEA", frisa o comentarista.

Entre as atrações gastronômicas, Vannuchi destaca que serão servidos o paceño, prato original de La Paz, composto de batatas, favas, milho, carne e queijo fritos, e a chicha, bebida de milho, além das tradicionais empanadas. Atrações musicais, artesanato e rituais ao deus da abundância completam o cenário.

Além do Parque Dom Pedro II, na região central, a festa será realizada em mais quatro pontos da região metropolitana: Praça Cívica do Memorial da América Latina; Parque Linear Tiquatira, no Jardim Brasil; Bom Retiro; e no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, a partir das 10h.

Fonte: Rede Brasil Atual