Encontro dos partidos comunistas será na Turquia

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), reunido em Istambul nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, decidiu que o 17.º EIPCO, previsto para este ano, se realizará na Turquia.

Partido Comunista da Índia (Marxista)

O tema da reunião será , com o tema "As tarefas dos partidos comunistas e operários no fortalecimento da luta dos trabalhadores contra a exploração capitalista, as guerras imperialistas e o fascismo, pela emancipação dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo".

Nesta reunião do Grupo, que foi acolhida pelo Partido Comunista da Turquia, foram ainda debatidos diferentes aspectos ligados ao processo dos EIPCO, como o desenvolvimento nos diferentes países das linhas de ação comum e convergente adotadas no 16.º EIPCO, realizado em novembro de 2014, em Guaiaquil, no Equador.

Durante a reunião, os partidos participantes expressaram a sua solidariedade com a luta dos metalúrgicos na Turquia, assim como com os povos em luta contra a ingerência e agressão imperialista e o ascenso do fascismo, tendo adotado duas declarações. Uma de solidariedade com o povo palestino e os outros povos do Oriente Médio que enfrentam uma nova agressão dos EUA e da União Europeia e dos seus aliados na região, desde logo, Israel. Outra de solidariedade com o povo e os comunistas ucranianos, que enfrentam o poder da oligarquia e de forças abertamente fascistas que tomaram de assalto o poder em Kiev, com o apoio dos EUA, da União Europeia e da Otan e são responsáveis pela brutal repressão e guerra civil neste país.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar num evento promovido pelo Partido Comunista no Centro Cultural Nazim Hikmet, em Istambul, que assinalou o assassinato de Mustafa Suphi, o primeiro secretário-geral do Partido Comunista da Turquia, e de 14 dos seus camaradas, em 28 de Janeiro de 1921.

Fonte: Jornal Avante