Projeto de Orlando amplia espaço para mulher na gestão pública 

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) protocolou nesta quinta-feira (5), na Câmara dos Deputados do Brasil, projeto de lei de sua autoria que garante paridade entre gêneros nos conselhos do Governo Federal. O tema já é lei em São Paulo desde 2013, onde 50% das vagas de conselhos populares, sejam eles de caráter social ou gestores, são ocupadas por pessoas do sexo feminino. A lei também é de autoria de Orlando Silva, que à época ocupava uma das cadeiras na Câmara de Vereadores. 

Projeto de Orlando amplia espaço para mulher na gestão pública

Segundo o deputado, é necessário todos os esforços possíveis para que a voz da mulher seja ouvida. “A paridade nos conselhos é uma forma de garantir a participação das mulheres em espaços de poder. Porque não basta dizer que a mulher é importante, é preciso criar mecanismos institucionais que garantam e efetivem essa participação”, afirmou.

O texto do projeto, apresentado em meio às celebrações do Dia Internacional da Mulher, prevê ainda a distribuição proporcional de gêneros em cada um dos segmentos dos diversos conselhos que auxiliam a administração pública.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da As. Dep. Orlando Silva