Prêmio Alice Bottas homenageia mulheres da Bahia

Acontece nesta quarta-feira (18) a entrega do Prêmio Alice Botas, no Cine Glauber Rocha, em Salvador, Bahia. O objetivo da premiação é homenagear mulheres que se destacam pelo seu papel na luta pela igualdade de gênero na sociedade, nesta que é a primeira edição, oito ativistas serão contempladas.

Prêmio Alice Bottas - Divulgação

As mulheres homenageadas serão: Makota Valdina, por seu combate ao racismo; Mariana Dias, presidenta da União dos Estudantes da Bahia; Margareth Menezes, pelo trabalho artístico que desempenha; Maria Quitéria, presidenta da União de Prefeitos da Bahia; Verônica Almeida, atleta paraolímpica; Mary Castro, por sua exemplar atuação no campo das ciências sociais; Sandra Muñoz, defensora dos direitos LGBT e Rebecca Serravalle, pela luta por igualdade de gênero no Sindicato dos Bancários da Bahia.

O Prêmio Alice Bottas, que integra uma série de ações no mês da mulher, é uma iniciativa do Sindicato dos Bancários da Bahia em parceria com a Federação dos Bancários da Bahia, a CTB, UBM e Fetim (Federação dos Metalúrgicos). Outras atividades serão realizadas ao longo de março, entre elas, rodas de conversa e exibição de filmes.

Alice Bottas nasceu em 27 de outubro de 1909, filha de Maria Theodora Silva Bottas e Sebastião Oliveira Bottas, foi funcionária do Banco Francês-Italiano, e aos 24 anos foi a primeira mulher a integrar a diretoria do Sindicato dos Bancários, na gestão de 1934, no Conselho Fiscal, ao lado de Mutti de Carvalho, presidente da entidade. Pela passagem dos 80 anos do Sindicato dos Bancários, o nome de Alice Bottas, lembrado no livro "Dividindo para somar" de autoria de Mary Castro, recebe homenagens e a sala do departamento de Gênero ganha o seu nome.

O Prêmio Alice Bottas nasceu do desejo de dar visibilidade à pioneira da luta feminista no sindicato, que inspirou outras mulheres a criarem o Departamento Feminino, que depois se chamou Departamento para Assuntos da Mulher e hoje é denominado Departamento de Gênero, abarcando questões da saúde do homem, a emancipação da mulher e a luta contra a homofobia.

Em 2014 o Departamento de Gênero prestou homenagens a oito mulheres de destaque na política e na cultura baiana, com uma placa comemorativa. A ação inspirou a criação do Prêmio Alice Bottas.

Enquete

O site dos Bancários da Bahia (www.bancariosbahia.org.br) lançou neste mês da mulher uma enquete para saber a opinião da sociedade sobre questões de gênero. Com a pergunta “O que fazer para acabar com a violência e a discriminação contra as mulheres?”, o sindicato busca compreender e otimizar a percepção dos bancários acerca do tema.

Do Portal Vermelho, com Sindicato dos Bancários da Bahia