Espetáculo de dança une os talentos de Chico Buarque e Portinari

Está em cartaz em São Paulo, desde 2 de abril, com apresentação até o dia 12 deste mês, o Circuito São Paulo de Cultura com o espetáculo "Saudade de Mim", inspirado em Chico Buarque e em Cândido Portinari (1903 – 1962), dois ícones da cultura brasileira. A montagem fica em cartaz na Galeria Olido e pode ser conferida, gratuitamente, às quintas, sextas e sábados. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo.

O espetáculo da Focus Cia. de Dança “Saudade de Mim”, com direção de Alex Neoral, conseguiu juntar canções do compositor carioca com os quadros do pintor paulista, num espetáculo quase impensável. “Uma narrativa foi criada a partir de imagens que sugeriam cenas, letras de músicas que davam pistas para a continuação da história inteiramente autoral, com referências nas obras dos dois artistas brasileiros”, conta Neoral. “A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, conclui.

"O Espantalho", de Cândido Portinari está na encenação

Embora pareça difícil concatenar os trabalhos de dois dos maiores representantes da cultura brasileira, o espetáculo transforma as linguagens de ambos numa mistura de dança, teatro e apresentam um trabalho autoral com a releitura que fazem de obras tão fundamentais para se entender a formação do povo e da nação brasileira. Tanto Chico Buarque (1944) quanto Cândido Portinari (1903-1962) produziram arte voltada para os interesses da classe trabalhadora, tentando mergulhar nas águas profundas da alma dos brasileiros e com sua fina produção levar as pessoas à reflexões e dessa forma ajudar o povo brasileiro a superar suas mazelas.

Construção (Chico Buarque)

O comunista Portinari com sua pintura retratando as dificuldades impostas aos trabalhadores e o socialista Chico na música, na literatura e no cinema refletindo sobre as questões sociais e individuais, propondo saídas para um futuro onde prevaleça a justiça, a paz, o amor e a solidariedade humana.

“Saudade de Mim” é inspirador com a inspiração que teve em somar obras de dois artistas únicos e insuperáveis. O espetáculo começa com coreografias da bela Construção que Chico gravou em 1971. A poesia toda ela com terminações em proparoxítonas, a acentuação mais rara da língua portuguesa para dar nobreza a uma temática considerada por muitos como banal ao contar a vida de um pedreiro.

 

Valsinha (Chico Buarque/Vinicius de Moraes)

Os dançarinos vão formando coreografias com personagens baseados nas obras dos dois e com as músicas formam os quadros como uma pintura singela nestes tempos de crueza e predomínio de uma reação que apregoa o individualismo acima de tudo. “Saudade de Mim” recupera a poesia que ainda existe dentro de nós, basta fuçar e encontrar.



Serviço
Espetáculo Saudade de Mim
Onde: Galeria Olido
Avenida São João, 473 – do térreo ao 2º andar – Centro – São Paulo

Quando: De 2 a 12
Quintas, Sextas e Sábados às 20 horas
Domingos às 19 horas
Entrada gratuita

Confira toda a programação do Circuito SP de Cultura.

Com informações de Marcos Aurélio Ruy, do Portal CTB