Festival da Juventude Rural debate acesso à terra e agroecologia

Acesso à terra, sucessão rural, agroecologia e soberania alimentar foram os temas debatidos, nesta terça-feira (28), por mais de 400 jovens e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em um dos painéis temático que compõe a programação do segundo dia do 3ºFestival da Juventude Rural da Contag, em Brasília. O objetivo do painel é aprofundar as discussões dos diferentes temas propostos, a partir da ótica da juventude e de experiências exitosas apresentadas.

Festival da juventude rural da Contag - Soraya Brandão/MDA

De acordo com o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, o MDA aposta num modelo de desenvolvimento rural, onde a exploração da propriedade se apoia no trabalho da família, tornando essencial o aprimoramento das politicas e programas do ministério que fortalecem a sucessão e a consolidação da agricultura familiar.

“Quando discutimos o acesso à terra, o cooperativismo, a agroecologia e a preservação ambiental com jovens rurais, estamos fortalecendo o modelo de produção e de um projeto de Brasil que vê na agricultura familiar o caminho para assegurar a forma sustentável de uso da terra e a soberania alimentar”, comentou Almeida.

Protagonismo da juventude

O jovem paranaense, beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Odair Brum, reforçou a importância do programa na estruturação de toda a família. “O Crédito Fundiário me permitiu comprar uma área ao lado da propriedade do meu pai. Isso possibilitou que desenvolvêssemos juntos novas culturas, ampliando a nossa produção e triplicando a renda da família. Agora chegou a vez dos meus irmãos adquirirem suas propriedades pelo PNCF”, comentou Brum ao destacar que os jovens já estão finalizando a contratação da terra, que fica a dois quilômetros da propriedade dos pais.

Já Deusiana Silva, jovem acampada, há nove anos, no Sul do Pará, ressaltou que no acampamento em que vive são promovidos regularmente cursos nas áreas de agroecologia e de preservação ambiental. “Nosso objetivo é conscientizar os agricultores sobre o uso correto e sustentável da terra, mesmo antes de sua aquisição.”

Leia mais: 
Festival da Juventude Rural da Contag inicia com festa
Patrus anuncia investimentos para o campo durante evento da Contag
Festival da Juventude Rural da Contag reúne mais de 5 mil jovens

Fonte: MDA