Copom eleva taxa de juros de 12,75% para 13,25% ao ano

Por unanimidade , o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar, nesta quarta-feira (29), a taxa básica de juros de 12,75% para 13,25% ao ano, uma nova alta de 0,5 ponto percentual. Foi o quinto aumento consecutivo da taxa Selic, que segue no maior patamar desde o início de 2009, quando estava em 13,75% ao ano. O órgão manteve o ritmo do aperto monetário. Na reunião anterior, no início de março, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto percentual.

Protesto taxa de juros

O Banco Central explicou, em nota, que o aumento foi necessário conforme as condições atuais da economia. "Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, sem viés".

Para o vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), a decisão é "mais um retrocesso” na luta da sociedade por juros mais baixos e por melhores condições para geração de emprego, renda e desenvolvimento.

“Lamentamos mais essa elevação da taxa de juros, novamente essa medida ineficaz e conservadora da equipe econômica, porque a luta da sociedade brasileira, de quem quer mais avanço, desenvolvimento, emprego e renda, é por juros mais baixos, por incentivo à produção e não à especulação financeira, que é o que acontece quando os juros sobem”, afirma Chico Lopes.

Para a economia crescer, aponta o deputado, “é preciso mais investimentos em infraestrutura para gerar emprego, valorizar as empresas brasileiras, com juros mais baixos”, ressaltou.

Do Portal Vermelho