Número de mortos pelo terremoto do Nepal supera 6.200

Segundo a agência francesa AFP, o governo do Nepal revelou nesta sexta-feira (1º/5) que o forte terremoto de 8,1 graus na escala Richter que abalou o país recentemente já deixou mais de 6.200 mortos e cerca de 14 mil feridos. Além disso, dois sobreviventes foram resgatados após ficar presos por cinco dias nos escombros.

Nepaleses desabrigados pelo terremoto

De acordo com o Centro Nacional de Operações de Emergência do Nepal, o terremoto já causou 6.204 mortos e 13.932 feridos no Nepal e mais de 100 mortos nos países vizinhos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o terremoto afetou cerca de 8,1 milhões de pessoas, mais de 1/4 da população nepalesa. A zona perto do epicentro já obteve ajuda, mas muitas pessoas atingidas pelo sismo ainda estão enfrentando grandes desafios.

Sem mais esperanças

“Já passou uma semana do desastre. Estamos fazendo o nosso melhor nas operações de resgate, mas agora penso que não há possibilidades de encontrar sobreviventes sob os escombros”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Laxmi Prasad Dhakal.

O mesmo representante do governo nepalês atualizou também o número de feridos em consequência do sismo, que chega agora de 14.023 pessoas.

O terremoto registrado no último sábado (25), o pior dos últimos 80 anos, deixou 2,8 milhões de nepaleses desabrigados, representando 10% da população de 28 milhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A estimativa do organismo internacional é que sejam necessários US$ 415 milhões para ajuda de emergência ao país nos próximos dois meses. Já foram recebidos pouco mais de US$ 22 milhões.

Do Portal Vermelho, com informações do Diário do Povo e Agência Brasil